a aerodinâmica das palavras

O Mundo nas Asas da Arte

Eduarda Amaral

A Arte nos permite brincar com a realidade. Desconstruir verdades estagnadas, colorindo-as com novas cores. Psicóloga, Mestre em Relações Internacionais e Especialista em Políticas Públicas, trabalhei em cinema

  • PM Grávida.jpg
    A fotografia relacional de Júlio Bittencourt, Parte I

    Este artigo inaugura uma série de artigos que irei publicar sobre fotógrafos brasileiros . O aspecto que mais chama a atenção no trabalho de Bittencourt é a sua capacidade de brincar com a representação de suas imagens de forma complexa; não se contentando em fotografar apenas uma dimensão dos sujeitos retratados. Suas lentes parecem captar a essência daquelas pessoas. Suas fotografias, todavia, não se limitam à intimidade dos indivíduos. Elas buscam revelar a interação deles com o ambiente.

  • noite.jpeg
    Noite: Uma incursão agridoce na poesia

    Em sua primeira coletânea de poesias, o jovem escritor Pedro Karam nos convida a um passeio pela Noite, com seus mistérios, descobertas e paixões. Oferece as mãos ao leitor, para, com gentileza e força, nos conduzir a uma vivência de deslumbre e agonias retratados em seus 62 poemas. Apesar de, por vezes, muito dolorosas, a sensação predominante que fica é a de que entramos em contato com algo forte e profundo, que, sem piedade, nos propõe uma reflexão sobre grandes questões da existência humana.

  • peppy-miller-and-george-valentin-the-artist-wallpaper-1.jpg
    Como permitimos sermos amados quando achamos que temos pouco a oferecer: O Artista e Leonard Cohen

    Uma dificuldade, pela qual muitos de nós já passou, é permitirmos nos entregar a um parceiro quando nos julgamos, de alguma forma, não-dignos do afeto do Outro. Afinal, estamos acostumados a nos apaixonar pelas qualidades positivas do Outro, e queremos que ele se apaixone também pelas nossas, não é? Especialmente, em tempos tão imagéticos, e consumistas como os que estamos vivendo.

  • Hyldon .jpg
    Novo show de George Israel “Agora” mostra o amadurecimento jovial deste músico

    O show “Agora”, de George Israel – lançado em 4/07, no Theatro Net Rio - é uma celebração à carreira deste versátil e mega carismático músico. Nele também fica evidente a sua assombrosa capacidade de transitar entre diferentes influências. George possui o dom raro de conseguir, ao mesmo tempo, fazer o público se sentir embalado por sucessos antigos, e botar a plateia para pular com hits ainda inéditos ao público, feito bastante raro.

  • capa totally altinho .jpg
    Altinho: um lazer com polêmicas elevadas

    Um jogo democrático, saudável, ambientalmente amigável e inclusivo, o Altinho ( ou Altinha) é uma atividade apaixonante. Ele, porém, suscita forte polêmica em torno do uso do espaço público. Afinal, todos querem desfrutar das áreas comuns (em geral as praias) de forma saudável e segura.

  • Paula cavalciuk .jpg
    O Mundo ainda Não Está Pronto, tributo à banda Pato Fu

    A única ressalva diz respeito ao título deste tributo. Felizmente, afirmo que ele está equivocado: O mundo, com certeza, está Prontíssimo para amá-lo ! Este ano, a banda mineira Pato Fu comemora 25 anos. E ganha um baita presentão: esta deslumbrante coletânea com trinta versões inéditas de suas canções. Muitos desaprovam reinterpretações musicais. Muitos. Eu não. Eu amo uma versão bem feita. E esta coletânea está uma grande reverência a esta deliciosa banda mineira.

  • meninas percussão.jpg
    Metais Pesados: um sopro de rock

    Ocupando as ruas com … Som. Muito som. O movimento neofanfarrista no Rio de Janeiro tem como um de seus objetivos levar a música ao público. E, para isto, nada mais apropriado do que ir aonde o povo está. Nos espaços públicos. Com ele dividir as dores e as delícias da cidade.

  • trevante rhodes.jpg
    Moonlight: a premiação da sutileza no amor

    Em forma de um pequeno grande conto (passa tão rápido que nem sentimos sua duração de quase duas horas), Moonlight fala sobre temas sociais complexos de forma honesta e sutil, sem preconceitos. Com grande sensibilidade, mostra uma das cenas mais belas de amor entre homossexuais, sem recorrer a clichets ou sem dotá-la de caráter panfletário. Apenas, tudo isto, dois seres humanos que se amam.

  • capa otima .jpg
    Quando meninas más fazem coisas boas: Lady Gaga e sua campanha a favor da aceitação corporal, do amor e da tolerância

    Em outubro de 2016, Gaga lançou seu mais recente álbum, Joanne. Este artigo, contudo, falará sobre as causas sociais que ela tem defendido, desde sua corajosa campanha de conscientização contra a Bulimia/ Anorexia ao lançamento de uma linha de vestuário tendo como tema o amor e a coragem.

  • john lithgow .jpg
    O Mundo Segundo Garp e Um Hotel Muito Louco: O Lado B (bacana) da sociedade estadunidense

    Em tempos de recrudescimento do conservadorismo nos Estados Unidos, dois filmes deliciosos e essenciais que retratam o lado alternativo da sociedade estadunidense. Mostram por que este país teve papel fundamental no fortalecimento de diversos movimentos em favor dos direitos humanos. Sobretudo, mostram uma característica muito bacana deste povo , que poderia ser resumida na frase: "e a vida continua!"

  • snowden .jpg
    Você é capaz de responder, sem maniqueísmos, o que é o Snowden - Herói ou traidor ?

    Apesar do título propor uma pergunta ao público, Stone impõe ao roteiro um ponto de vista que justifica somente uma interpretação de Snowden: um jovem prodígio, que supostamente vê seus ideais serem massacrados pela cruel Ética de Estado, a qual justifica ações nefastas em benefício de um bem–comum. E, é neste aspecto, que o filme se torna mais uma estória de heróis naive, para agradar ao senso comum, do que uma obra que visa a refletir, de fato, acerca dos serviços de inteligência dos Estados, seus prós e contras.

  • trust.jpg
    Confiança e Perigos na Rede: Amores virtuais ou cuidado com o que você deseja

    Frequentemente, vemos textos e debates alertando sobre os perigos dos relacionamentos amorosos iniciados nas Redes Sociais. Sobre como pessoas boas podem ser facilmente enganadas por pessoas má intencionadas. Mas este artigo falará sobre um dos principais responsáveis pelos “enganos” que ocorrem nos amores virtuais: Você! Tanto Confiança quanto Perigos na Rede falam sobre situações nas quais os indivíduos tendem a desejar tanto encontrar um amor, que chegam, até mesmo, a distorcer a realidade. Moldá-la de acordo com o seu desejo.

  • orson-welles-guerra-dos-mundos-15.jpg
    Debates políticos nas redes sociais: quando é bom discordar de Umberto Eco

    Antes das redes sociais, "normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados...” sentenciou Eco. Será mesmo? Penso que não. O maior imbecil de todos projetou a sua voz em frequência mundial, ao redor do mundo, bem antes da existência das redes sociais: Hitler. Hoje, a Internet ampliou o direito do contraditório, do discurso democrático; coibindo, assim, a prevalência de discursos de muitos imbecis. Estamos todos muitos cansados de tanto debate politico nas redes sociais? Mas, talvez, nunca se tenha falado tanto de política no Brasil, e no mundo. Isso é bom!

  • adapt surf.jpg
    AdaptSurf: uma onda de inclusão e liberdade

    Em 2016, o Brasil será sede dos Jogos Paralímpicos pela primeira vez. E esta é uma ótima oportunidade para refletirmos acerca da acessibilidade que nossas cidades oferecem para indivíduos com necessidades especiais. A AdaptSurf realiza um tipo de atividade muito ousada em uma sociedade com pouca tradição de inclusão: ela incentiva pessoas com necessidades especiais a desenvolverem a sua autonomia e a entrarem em contato com a natureza por meio do surf.

  • hitchcock.jpg
    Gjon Mili: uma decoração além da velocidade da luz

    Mili ficou conhecido como o “Fotógrafo da Luz”. Ele, porém, foi muito além da luz. Um dos fotógrafos mais versáteis em termos de temas retratados, suas fotos oferecem opção de grande beleza e sofisticação, conferindo um toque vintage/moderno/dramático à decoração de diferentes ambientes – desde estúdios de música a quartos infantis. E, seja qual for a área, sua plasticidade arrasa!