a aerodinâmica das palavras

O Mundo nas Asas da Arte

Eduarda Amaral

A Arte nos permite brincar com a realidade. Desconstruir verdades estagnadas, colorindo-as com novas cores. Psicóloga, Mestre em Relações Internacionais e Especialista em Políticas Públicas, apaixonada por cinema, musica, fotografia e gente .

O Calendário Pirelli dá um cavalo de pau e adentra pista contrária, em alta velocidade

O Calendário Pirelli 2016 chega como um sopro de espontaneidade em um contexto social marcado pelo culto exacerbado à "beleza perfeita". Mostra que podemos ser muito mais do que Barbies e Kens, que o conceito de beleza e de projeção social deve ser multifacetado, não deve se limitar à visão simplista de beleza fabricada na assepsia de laboratórios fotográficos (ups, desculpem...ato falho!), estúdios e set fotográficos.


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O que você vai ser quando crescer ?

# SomosTodosOqueQuisermos #Somostenistas, #somosnegros,#somoscantores,#somoshippies, #somosvelhos, #somosescritores, #somosjaponeses, #somosmaischeinhos

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Foto Ernst Haas

O Calendário Pirelli, 2016, adota mudança drástica na filosofia de sua concepção. Ao invés de focar suas lentes, como tradicionalmente o fazia, na estética da beleza perfeita de suas/seus modelos e de produções fotográficas elaboradas, esta edição - concebida e clicada pela fotógrafa Annie Leibovitz - apresenta mulheres bem sucedidas profissionalmente. Retrata treze mulheres de notório reconhecimento em suas áreas, sem a preocupação de que elas se encaixem no padrão estético de beleza atual.

A simplicidade do set fotográfico constitui outro diferencial desta edição. Os elementos de cena utilizados no estúdio são bem básicos. As fotos são cruas, sem cenário ou figurino rebuscados.

O cerne das fotografias é a personalidade de cada uma destas mulheres excepcionais, as quais nos servem como incentivo, como reafirmação de que não necessitamos ser versões mega atualizadas e editadas de nós mesmos, que também é bacana sermos:

#comediantelouramaischeinha

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Amy Schumer, comediante estadunidense.

#tenistasupermalhadanegra

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Serena Williams, tenista estadunidense número 1 do mundo.

#cantoramaisvelhaforadospadrõesconvencionaisdamoda

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Patti Smith, cantora e compositora estadunidense.


#artistamultimediamaisvelhaoriental

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Yoko Ono, atriz multimedia e ativista de direitos humanos japonesa.

#atrizdespojadajovemoriental

pirelli yaochen2.jpg Yao Chen, atriz chinesa, primeira chinesa Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado da ONU para Refugiados.

#jovembrancaatrizmagra

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Tavi Gevinson, atriz, escritora e cantora estadunidense.

#modelojovemrussacomaresdematernidade

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Natalia Vodianova, fundadora da instituição de caridade Naked Heart Russia

#mulhermaisvelhaprodutorabranca

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Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm e uma das figuras mais influentes de Hollywood.

#mulhermaisvelhabrancacabeloslouroscurtosejovemnegramagracabeloencaracoladocomprido

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Agnes Gund, colecionadora de arte e filatropista estadunidense e sua neta Sadie Rain Hope-Gund.

#mulhernegraexecutivamagracomolhardecidido

pirelli 5555.jpg Mellody Hobson, executiva estadunidense.

#mulhermagramaisvelhairanianaartistavisualcommaquiagemestilosa

shirin-neshat.jpg Shirin Neshat, artista, performer e musicista iraniana.

#mulhercomdreadlockjovemmagracineastanegra

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Ava Duvernay, cinesta estadunidense.

#mulhermaisvelhamagraroupasmaismasculinas

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Franz Lebowitz, escritora e formadora de opinião estadunidense.

O mais interessante é que justamente uma Mídia que, desde o seu lançamento, tem contribuído para reforçar a produção de estereótipos de beleza, se proponha a quebrar, com grande sensibilidade e garra, preconceitos arraigados em nossa sociedade. Publicado a partir de 1963, o Calendário Pirelli é reconhecido como peça promocional sofisticada. Ao longo do mais de meio século de existência, seus produtores investiram na modernização constante, contratando sempre os melhores fotógrafos e as modelos mais badaladas. Esteve sempre na vanguarda da moda fotográfica, da busca por beleza estética e do aprimoramento técnico.

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Fotos da Primeira Edição do Calendário Pirelli.

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Fotos do Calendário Pirelli 2010.

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Fotos do Calendário Pirelli 2015.

Inseriu-se e reforçou uma cultura de beleza baseada na consagração de padrões estéticos estipulados como ideais, e que têm servido para pautar os parâmetros de beleza não apenas na indústria da moda, mas também na sociedade, como um todo.

A neurose coletiva por se adequar aos ditames sociais de beleza tem causado danos à saúde física e psicológica dos indivíduos. O culto à magreza extremada, por exemplo, fere a diversidade de biótipos humanos existentes. Como ressaltam diversos especialistas da Saúde, nem todos os indivíduos poderão ser magros. As influencias genéticas e biológicas impõem limitações ao corpo, conferindo limites à capacidade de intervenção que o indivíduo tem sobre ele.

O aumento progressivo dos transtornos alimentares, ao longo dos últimos decênios, é um sintoma que evidencia o mal estar sentido pelos indivíduos, que se sentem pressionados a se adequarem aos ditames estéticos reverenciados pela sociedade. Outro fenômeno extremamente relacionado à obsessão dos indivíduos por se moldarem a um ideal de beleza socialmente imposto é o aumento acelerado no número de intervenções estéticas ocorrido ao longo dos últimos anos.

O aspecto mais bizarro desta fabricação de padrões estéticos da "beleza perfeita" é que, como em toda obsessão doentia, ela parece nunca alcançar o seu objetivo. As pessoas parecem nunca estarem satisfeitas com a aparência que têm.

Para se eliminar "imperfeições", usa-se e abusa-se dos recursos de edição de imagem. Recursos de edição fotográfica são utilizados tanto nas produções artísticas quanto na vida cotidiana das pessoas.

Nem mesmo as mais belas entre as mais belas parecem satisfazer os padrões estéticos louvados pela sociedade.

Em 2010 , um episódio completamente desconcertante ocorreu com Sasha Pivovarova, uma das modelos mais famosas e bem pagas do mundo, quando ela estrelou uma campanha para Dior. A foto utilizada foi tão manipulada que nem ela própria se reconheceu. Em uma situação totalmente estapafúrdia, a modelo teve de ligar para a agência responsável pela campanha para confirmar se ela era mesma na foto divulgada. Na ocasião, chegou a dar uma entrevista dizendo que havia gostado do resultado, mas questionava por que a haviam escalado para campanha já que queriam, de fato, alguém diferente.

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Assim, parece que, na atualidade, o ser humano não satisfaz a padrões de beleza estabelecidos por ele próprio, mas que se mostram inumanos.

Em geral, o mercado da moda tem desempenhado papel nefasto ao retratar pessoas que não possuem "vidas normais"; que habitam um universo paralelo (o da moda), para o qual vivem e dedicam seu dia a dia. Às pessoas comuns, torna-se muito difícil, quase impossível, de reproduzir o padrão de beleza glamourizado pelo mundo da moda. E, como vimos acima, nem mesmo as modelos mais conceituadas estão conseguindo preencher as exigências de beleza do mundo plástico criado pelo Editores de Foto.

Contudo, não devemos inculpar a indústria da moda e da beleza e tomar criador por criatura !

A moda é um reflexo que mostra os anseios e padrões estabelecidos pela sociedade. Mas, da mesma forma que ela pode servir para reforçar as características superficiais de nossa sociedade, construindo parâmetros de beleza cruéis e inatingíveis, ela pode servir como holofote, lançando uma iluminação diferente sobre a nossa existência, revelando retratos com características mais humanas dos indivíduos.

Mostrando a riqueza da diversidade da beleza humana e o vasto universo de possibilidades que o ser humano pode construir em sua vida, sem ter de se tornar uma versão plastificada e editada de si próprio.

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Eduarda Amaral

A Arte nos permite brincar com a realidade. Desconstruir verdades estagnadas, colorindo-as com novas cores. Psicóloga, Mestre em Relações Internacionais e Especialista em Políticas Públicas, apaixonada por cinema, musica, fotografia e gente . .
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