Gjon Mili: uma decoração além da velocidade da luz
Albanês, nascido em 1904, mudou-se para os Estados Unidos com quinze anos, onde morou até o seu falecimento, em 1984. Foi um precursor na experimentação de diferentes iluminações na fotografia.
Um dos primeiros fotógrafos a utilizar o flash como elemento de iluminação fotográfica, explorou com mestria os efeitos criados pelo controle técnico da luz, tendo ficado célebre por isto.
Fotógrafo autodidata, com noções de engenharia, interessou-se por experimentos que manipulavam a luz na captação de imagens. Sua técnica baseava-se em aumentar o tempo de exposição do diafragma, para que, assim, os movimentos de seus sujeitos fossem traçados, desenhando uma seqüência dinâmica de imagens, muitas vezes sobrepostas, na mesma foto.
Se esta prática hoje em dia já foi bem difundida, naquela época, tratava-se de uma novidade. Temos de lembrar também que as câmeras atuais oferecem uma série de recursos automáticos, que contribuem para equilibrar as condições necessárias a uma boa foto.
No passado,todavia, estes ajustes eram realizados de forma manual, requerendo alto grau de domínio da técnica fotográfica.
Além de trabalhar com fotos com exposição prolongada, Mili experimentou com diferentes tipos de iluminação, criando imagens mágicas, de pessoas e objetos em movimento. Foi pioneiro no uso da luz estroboscópica, que era utilizada com sujeitos em movimento. Com o uso deste tipo de iluminação, captava diversas cenas em uma única exposição. Usou essa técnica para estudar desde movimentos grandes, como os de patinadores e atletas, até detalhes pequenos, como a gesticulação das pernas e mãos.
No papel, imprimia detalhes de movimento imperceptíveis aos olhos humanos.
Chegou a inspirar o próprio Pablo Picasso, que desenvolveu uma série de trabalho com desenhos de luz, sobre o qual já foi escrito o seguinte artigo na Obvious:
http://obviousmag.org/archives/2008/12/picasso_por_gjon_mili.html
Mas a obra de Mili não se resume aos seus estudos com movimentos e luz. É muito mais ampla do que isto. Como fotógrafo da revista estadunidense de variedades Life Magazine, na qual trabalhou por quarenta e cinco anos, seu trabalho foi utilizado para retratar uma miríade de ensaios, todos ilustrados com fotografias de grande beleza estética. Sua rica sensibilidade humana fica evidente na multitude de assuntos aos quais aborda e a beleza que lhes confere.
Para quem procura fotos tecnicamente sofisticadas para dar toque decorativo diferenciado a um ambiente , Mili parece ser uma das escolhas mais acertadas. Suas fotos possuem um tom vintage aliado a um ar de grande modernidade e sofisticação.
Abaixo, separei alguns temas, entre vários outros, fotografados por Mili, apenas como uma amostragem ínfima de sua belíssima produção.
Tema: MúsicaA música foi uma das áreas de grande interesse de Mili, que fez diversos clicks tantos de musicistas quanto de dançarinos. Neste aspecto , é interessante notar que a mestria da técnica de se fotografar movimentos consiste não apenas em capatá-los em movimento, mas , também , em congelar as imagens de dança de forma correta. Mili é considerado um dos grandes fotógrafos no mundo da dança.
Tamanho era o seu apreço pela música que chegou a dirigir o curta estadunidense Jammim' the Blues - em 1944, para o qual diversos musicistas de jazz se reuniram em uma jam session. Esta pequena obra-de-arte contou com a participação de Lester Young, Red Callender, Harry Edison, Marlowe Morris, Sid Catlett, Barney Kessel, Jo Jones, John Simmons, Illinois Jacquet, Marie Bryant, Archie Savage and Garland Finney e Barney Kessel.
Algumas matérias na internet reputam a fotografia deste filme a Mili. Ele, todavia, não assumiu a fotografia desta película, que ficou a cargo de Robert Burks, como se pode conferir nos créditos iniciais. Mas é bastante clara a influência das técnicas fotográficas desenvolvidas por Mili nesta filmagem.
Tema: Dança

Entre outros astros da telona, Mili fez bem humorada sequência de fotos com o genial Alfred Hitchcock.
Tema: Infantil
Tema: Moda e Beleza
Tema: Esporte
Abaixo, reproduzo uma das minhas preferidas. Desde que a vi pela primeira vez, me apaixonei pela delicadeza desta foto. Tenho uma cópia dela em minha sala de estar. Escolha a sua!