a aerodinâmica das palavras

O Mundo nas Asas da Arte

Eduarda Amaral

A Arte nos permite brincar com a realidade. Desconstruir verdades estagnadas, colorindo-as com novas cores. Psicóloga, Mestre em Relações Internacionais e Especialista em Políticas Públicas, apaixonada por cinema, musica, fotografia e gente .

Os criativos aplicativos para maquiagem: aprecie (se) com moderação

Este artigo fala sobre aplicativos de maquiagem para celular.
Veja como você pode brincar com a sua imagem, como já faziam Albertch Durer, Rembrandt, Frida Kahlo... A própria pessoa pode editar de forma muito natural e rápida as suas fotos. Seus recursos permitem desde corrigir pequenos imperfeições da pele até fazer modificações maiores, mudando características físicas das pessoas. Com estes aplicativos, você poderá fazer fotos transadas, sem ter de gastar muito tempo ou dinheiro.


esta foto tres.jpg
A primeira foto foi feita com o Perfect 365, e apresenta uma maquiagem básica e discreta. A da direita foi feita com o YouCam e tem um "visual" de fantasia.

Ao longo da última década, as Selfies viraram uma mania. Mas parece que, com a mesma rapidez e intensidade que elas de difundiram, propagaram-se as críticas a esta prática. Neste artigo, todavia, remarei contra esta maré de críticas, e falarei sobre os aspectos positivos das selfies e de ferramentas que podem lhe ajudar a brincar com a sua imagem, não apenas tornando sua fotografia mais bonita, mas também podendo contribuir para ajudar a compor um visual real que lhe agrade.

Como tem ocorrido com outros avanços tecnológicos, a expansão das redes sociais ocorreu de forma vertiginosa, ocasionando inúmeras modificações no comportamento das pessoas. Mais uma vez, as inovações tecnológicas têm provocado dilemas na forma de como os indivíduos se relacionam com os demais e consigo próprio.

Foi no âmbito da expansão das redes sociais, mais especificamente do facebook, que a moda de postar fotos da própria pessoa ganhou força. Em curto espaço de tempo, alguns princípios muito básicos do comportamento humano foram profundamente modificados por esta nova tendência.

Se, até pouquíssimo tempo atrás, a exaltação da própria beleza era considerada por muitos como uma atitude censurável, cultuava-se então uma moral mais austéra, que exaltava a humildade, a revolução das redes sociais tornou a divulgação da própria imagem uma prática corriqueira e ate mesmo esperável, desejável.

Mas será que isto é tão maléfico como costumam apontar seus críticos ? Será que as redes sociais criaram monstros da vaidade ?

Sim.
Não.

Geralmente, costumamos ter o vício de tomar criatura por criador. Não acredito que sejam as redes sociais que tornem os indivíduos vaidosos natos, de uma hora para outra. Para mim, o culto desenfreado à beleza é uma tendência exarcerbada em nossa sociedade e que causa, sim, graves problemas tanto no âmbito pessoal, como no coletivo.

Não foram as redes, nem a evolução da tecnologia da telefonia fotográfica, com o aperfeiçoamento de recursos de selfie, que criaram narcisos inveterados. O que as redes sociais fizeram foi dar-lhes maior evidência.

É claro que elas são uma ferramenta que podem potencializar características pessoais e sociais indesejáveis .

É como cartão de crédito em posse de compradores compulsivos.
Se eles gastarem mais do que podem, a culpa é do cartão ?

Ou será que podemos culpar as academias de ginástica pela obsessão generalizada em nossa sociedade pelo corpo malhado?

Cabe lembrar que a curiosidade em reproduzir a própria imagem não é uma tendência específica dos dias de hoje. É só lembrarmos do número de artistas que já retrataram a própria imagem.

rembrandt .png
O pintor holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669) produziu ampla obra de autoretratos, na qual documentou as diferentes fases de sua vida. Seleção de imagens captadas do google images.

Por uma lado, acho que há um desejo de mostrar ao mundo como a própria pessoa se vê; já que ela não consegue, de fato, se enxergar. Assim, oferece-se aos outros uma interpretação do que se imagina da própria imagem. Há, também, a possibilidade de se mostrar o auto-retrato de forma criativa, evidenciando um sentimento ou características que se gostariamos de possuir, ou mesmo de forma brincalhona.

autorretrato_tarsila do Amral, 1923.jpg
Autoretrato da pintora brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973)

auto-retrato_frida1.jpg
Autoretrato da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954).

Enfim, brincar com a própria imagem é uma atividade bastante antiga, que apesar de ter se acentuado no presente, não nasceu neste período narcisista em que vivemos.

Na atualidade, todos podem admirar, produzir e divulgar o que fazem de bonito, sejam criações artísticas, sejam a própria beleza pessoal. E é justamente neste quesito que considero os aplicativos de maquiagem um grande barato. A própria pessoa pode editar de forma muito eficiente as suas fotos. Com eles, pode-se transformar uma foto comum em uma imagem super produzida. Sabe aquelas fotos lindas que você tinha a vontade de fazer mas nunca teve grana ou tempo ou disposição suficiente para agendar um click com aquele fotografo renomado ?

Pois é, com estes aplicativos você pode fazer fotos bastante elaboradas sem ter de gastar muito tempo ou dinheiro.

Outro fator legal a ser destacado é que eles possuem um caráter extremamente democrático. Todos podem fazer fotos muito bonitas. E assim eles nos ajudam a perceber que ninguém é perfeito, que grande parte das fotos que vemos na Mídia são de pessoas exatamente normais, como a gente, só que super produzidas e editadas.

Além disto, eles ainda servem como um laboratório que oferece aprendizado de maquiagem e simulação de looks desejados. Ao se produzir para um evento, por exemplo, você pode testar virtualmente o visual desejado, escolhendo por meio do aplicativo as maquiagens que ficaram melhor em você. Contribui para se diminuir as ppossíveis aplicações/limpeza na face até acertarmos o ponto ideal de uma composição de maquiagem.

Você simula as diferentes combinações possíveis, entre sombras, batons, bases e etc. Dispensando, assim, o desperdício de tempo e maquiagem ( dinheiro) com visuais que não lhe agradam. Você pode, até mesmo, simular penteados, cortes e coloridos diferentes para o seu cabelo, diminuindo os riscos de resultados indesejados.

Eles permitem também que se brinque com a própria imagem, modificando, por exemplo, características físicas, como formato do rosto, cor dos olhos e dos cabelos. Assim, para quem deseja mudar, de fato, algum aspecto de sua aparência, eles podem servir como interessante simuladoradores.

Há aplicativos que também oferecem tutoriais dos "visuais" produzidos. Você escolhe o visual que mais lhe agrada e ele lhe ensina como fazer.

A maquiagem instantânea é outra função oferecida por alguns destes aplicativos. Assim, antes de se clicar a foto, pode-se projetar a maquiagem sobre o rosto .

Editando com cuidado, as fotos ficam bem naturais. E o bacana é que por meio da manipulação dos recursos de make, você pode ir aos poucos achando o seu ponto ideal para cada item de maquiagem.

Abaixo, alguns aplicativos, com a minha opinião acerca dos dois que considero os mais completo deles.

Sugiro que experimentem todos. É uma experiência divertida para todas as idades. Há a falsa idéia de que os adolescentes são o único grupo etário que curte este tipo de atividade, porém, mostrei estes aplicativos para inúmeras pessoas e todas, desde crianças até vovós acharam uma novidade muito interessante.

Vale lembrar também que você pode baixar e usar mais de um deles em seu celular, combinando recursos de aplicativos diferentes para editar a mesma foto.

Aprecie, com moderação !
Lembrem-se que muito mais bacana do que o mundo virtual, são as texturas, cores, sons, cheiros e emoções do mundo real . Do seu mundo.

O Perfect 365 e o You Cam Perfect são os aplicativos que mais me agradaram, que considero os mais completos e amigáveis. O pacote básico é gratuito, porém, há certos itens e recursos pelos quais se cobra.

Ambos possuem basicamente duas modalidades de escolha, quais sejam maquiagem e visual. Na opção visual eles aplicam à foto modelo de maquiagem já prontos.

Na opção "maquiagem" você pode ir escolhendo os itens de maquiagem a ser aplicados ou as partes do rosto a serem modificadas. Pode-se, por exemplo, aumentar os olhos, a boca, mudar o modelo da sobrancelha.

1) O Perfect 365 é o que oferece os melhores recursos de maquiagem para pele. Suas fotos ficam bastante naturais, ele deixa a pele com aspecto uniforme.

perfect 365.png

Voce pode salvar as fotos com baixa resolução, sendo que para melhorar o grau de resolução , deve-se pagar $ 2.99. Alguns de seus "visuais " oferecem tutoriais ensinando como fazer a maquiagem.

Fator negativo: Seu sensor de reconhecimento da face é limitado, não conseguindo captar com perfeição o rosto quando em ângulos diferentes.
Não desenha bem as sobrancelhas.


2) You Cam Makeup

youcam_makeup (2).jpg

Uma vantagem é que seu sensor é mais inteligente do que o dos demais e aceita o rosto em ângulos mais diferenciados. Alguns aplicativos necessitam que o rosto esteja posicionado de frente para câmera, caso contrário, a maquiagem sai fora dos traços.

Como alguns dos demais, oferece tanto a escolha por visuais de make completos - com certos modelos de maquiagem já definidos -, como a possibilidade de se adequar os recursos a cada foto, criando suas próprias tonalidades e formas.

Do meu ponto de vista, é o que oferece os melhores recursos de cabelo artificial, oferecendo a possibilidade de mudar os cortes e as cores do cabelo.

Outra vantagem é o cuidado que reproduz as sobrancelhas, cujo desenho muda, de forma super natural, de acordo com os diferentes visuais.

Possui filtros não apenas para retratos, mas também para cenário, comida, artístico .

Ponto negativo: Não trabalha tão bem a pele, deixando-a um pouco artificial.
Outros aplicativos mais simples que testei são o Cymera e o Beauty Cam . Em minha opinião, o resultado deles não é tão satisfatório. Já o Modiface Live também tem uma versão básica gratuita bem simples e que oferece resultados bem naturais.

Divirtam-se! Brinquem com as várias versões de si próprio que podem criar. E, no final de tudo, lembrem-se de que tudo isto é imagem. Beleza que pode servir para te fazer mais feliz. Apenas isto.


Eduarda Amaral

A Arte nos permite brincar com a realidade. Desconstruir verdades estagnadas, colorindo-as com novas cores. Psicóloga, Mestre em Relações Internacionais e Especialista em Políticas Públicas, apaixonada por cinema, musica, fotografia e gente . .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/lifestyle// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Eduarda Amaral