a aerodinâmica das palavras

O Mundo nas Asas da Arte

Eduarda Amaral

A Arte nos permite brincar com a realidade. Desconstruir verdades estagnadas, colorindo-as com novas cores. Psicóloga, Mestre em Relações Internacionais e Especialista em Políticas Públicas, apaixonada por cinema, musica, fotografia e gente .

Um olhar Nietzschiano sobre o genial Manolo Blahnik

Como se pode associar um filósofo cabeça a um designer de sapatos ? Não é a moda uma das atividades mais mais relacionadas a futilidade? É deste carrancudo filósofo alemão que pegamos uma das melhores definições de Blahnik : "A potência intelectual de um homem se mede pela dose de humor que ele é capaz de usar."
Blahnik tem um senso de humor sensacional. Logo…


dale capa.jpg


Como grande parte das pessoas, conheci os sapatos de Manolo Blahnik por meio da personagem Carrie Bradshaw , do seriado Sex and the City. Esta personagem, que era apaixonada por moda, nos contagiou com sua paixão pelos tão cobiçados pares de Manolo, como costumam chamar os aficionados por estes calçados. A marca aparece em diversos episódios dessa série.

manolo and carrie.jpg

Desde então, imaginava este design espanhol como um estilista de meia idade, meio estrela, de temperamento forte, como vários representantes do mundo das passarelas. Ao pesquisar um pouco sobre a sua personalidade, todavia, tive uma gratíssima surpresa. Geralmente, sou daquelas pessoas que têm um certo receio de ler biografias das vidas de seus artistas preferidos. Morro de medo que eles me decepcionem como pessoa, e que eu passe a rechaçar suas criações .

Nesta entrevista à Vogue, podemos dar uma espiadela em Blahnik, e conseguimos entender o combustível que move as suas criações: seu senso de humor.

Parece um personagem do antigo e adorável grupo britânico de comédia Monthy Python.

monthy python.jpg

Por que ter humor é uma caraterística tão importante para a criatividade ? Por que ele nos permite ver a realidade de outra forma.

Por meio da brincadeira, conseguimos subverter a realidade. Pessoas que se levam muito a sério, em geral, tem maior dificuldades em aceitar alternativas distintas daquelas que elas estão acostumadas. Tendem a arriscar menos. A se conformar mais.

E uma coisa ninguém pode negar, Manolo tem muita coragem! Ele se aventura não apenas no desenho de suas peças, mas também na ampla variedade de materiais utilizados, que variam entre elementos modernos e ornamentos que lhes conferem um toque artesanal.

manolo extravagantes.jpg

Suas criações são uma prova de que a moda não é apenas uma atividade fútil, voltada às aparências, vazia. Ela é parte integrante da vida cotidiana dos indivíduos. A pessoa molda e é moldada pelo vestuário que escolhe.

Um sapato é mais do que meramente apenas um acessório do guarda roupa que usamos para proteger nossos pés. Ele é um item que pode ser tão bonito quanto às peças principais de vestuário.

Tendo começado na década de 1970, suas criações celebram a feminilidade, indo na direção contrária ao modelo de sapatos pesados vigente na época em que começou a fabricar calçados femininos. Até então, confeccionava sapatos masculinos.

Os sapatos de Blahnik celebram a alegria e a ousadia. São obras de arte para o dia-a-dia.
São requintados e despojados, ao mesmo tempo.
manolo escarpin florido .jpg

Ele transita com mestria entre o chique, discreto, até o exuberante, espalhafatoso.

manolo more conventional.jpg

manolo doidao .jpg


Completamente apaixonado pelo o que faz, diz que com exceção de seu quarto, todos os cômodos de sua casa são repletos de sapatos. E essa sua paixão é um fator determinante em seu sucesso. Costuma participar de todo o desenvolvimento de suas coleções, desde a elaboração até a determinação de sua manufatura.

Conquistou o mundo artístico, sendo que suas criações tornaram-se um must have na cultura pop, como no meio cinematográfico e da indústria musical.

Elas também tiveram destaque no figurino do filme Maria Antonieta, de Sophia Coppola. Uma linha de sapatos foi desenvolvida especialmente para este longa, que tem grande ênfase em seu figurino, chegando a se assemelhar muito, em determinados momentos, a um extenso clipe de moda.

manolo rainha antonieta.jpg

Com a cantora Rihanna, Manolo fez uma outra parceria no mundo do showbizz . Juntos, eles criaram uma coleção de seis modelos de sapatos, baseados nas tatuagens da diva pop.

Rihanna-Manolo.jpg

Seus saltos altos são lindíssimos. Faz a expressão "subir nos saltos", adquirir novo significado. Um de beleza e empoderamento da mulher super feminina.

manolo lindo aneis.jpeg

Mas nem tudo são mulheres nas alturas, e ele pensa também naquelas que preferem ficar com os pés bem colados no chão.

manolo flats .jpeg

manolo-blahnik-womens-zi-43211-0p.jpg

Como os demais itens da moda, suas coleções são sazonais.

Só que diferentemente de algumas outras marcas, que são mais especializadas em uma das épocas do ano, suas peças arrasam ao longo do ano todo!

Manolo capa .jpg

Manolo-Blahnik-primavera-verano-capa.jpg

Costuma brincar que gosta de fazer as mulheres se sentirem como princesas. Eu não gosto muito desta ideia de princesas, nem antigas (no melhor estilo à espera de alguém que as salvem), nem modernas (sou totalmente republicana). Assim, prefiro achar que suas criações são sapatos mágicos, não como os de cristal de Cinderella, mas como asas nos pés, as quais tornam as mulheres mais bonitas, contribuindo para que elas voem com maior graça em direção aos seus sonhos.


Eduarda Amaral

A Arte nos permite brincar com a realidade. Desconstruir verdades estagnadas, colorindo-as com novas cores. Psicóloga, Mestre em Relações Internacionais e Especialista em Políticas Públicas, apaixonada por cinema, musica, fotografia e gente . .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/lifestyle// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Eduarda Amaral