a contrario sensu

O verdadeiro sentido está no seu contrário

Vanessa Schnitzer

  • imagem blog.jpg
    Rochas, o Sabor do Vinho


    O chamado terroir “ o sabor do lugar”, é o que transmite à vinha a sua tipicidade, a sua identidade, a força do seu carácter. A geologia contribui de forma decisiva para o factor "ambiente natural", dado que influencia fortemente todos os componentes do terroir. De tal forma, que sem geologia não há a compreensão do vinho que temos na garrafa. Mais concretamente, sem geologia não existe terroir, e sem terroir não há vinho. A grande geodiversidade, característica do nosso território, explica naturalmente a ampla variedade de vinhos que existe de norte a sul do País, que opõe o fresco, aromático e efervescente vinho do Minho com o vinho robusto e encorpado dos vinhos do Alentejo.

  • bolg-char.jpg
    A capitalização do supérfulo

    A sociedade hoje em dia encontra-se povoada por seres desprovidos de alma e consciência, que se esvaziaram de si mesmos, da sua verdadeira personalidade, para responder a solicitações externas. Ao individuo, que lhe é prometido um conjunto de ideais inalcançáveis, acaba desprovido da sua saúde, auto-estima, sentimentos, para se tornar objecto de exploração, anónimo e sem alma. O homem de hoje, substituiu o pensamento pelo preconceito, a razão pelo mito, a tolerância pelo fanatismo.


  • el_grito.jpg
    As dores da alma

    A dor é algo que acontece condicionada com o que se sente e em muitos casos, com o que se vê e se adquire. A dor é um sofrimento que brota da alma e contagia todo o corpo, formado uma crosta interna que se converte numa dor insuportável. A dor, fonte de angustias e de sofrimento, torna-se indispensável ao amadurecimento e o crescimento espiritual, estando na origem na evolução do ser. Apesar de todo o sofrimento inerente à condição humana, a vida vale a pena ser vivida.