a dama célebre

Do Éden ao leito, as minhas loucuras

Charlote Claire

Caloura de Biologia, 17 anos, Gemini. Cantora de chuveiro desde os 6 anos, poeta entre os intervalos das aulas, Drama Queen. Componho músicas para musicais imaginários e preciso consertar o meu violoncelo! Nasci no século errado, sou completamente das antigas, ''old school'', que seja! Ah, e para finalizar, serei sempre, eternamente, uma Dancing Queen.

Amizade Cinematográfica: Qual é a realidade?

Um dos assuntos mais comuns em Hollywood é a amizade. O tema vem sendo presente desde sequências extremamente cotadas, como Star Wars e Harry Potter, à adaptações do universo adolescente (The Duff, Quatro Amigas e um Jeans Viajante, etc). Contudo, apesar das mais variadas tentativas de recriação do verdadeiro laço de amizade nas telonas, o que é transmitido ao público ainda é apenas uma pequena parte de um complexo universo.


o-SISTERHOOD-OF-THE-TRAVELING-PANTS-facebook.jpg Imagem do filme ''Quatro Amigas e um Jeans Viajante'' (2005)

A sociedade do século XXI é regida pela chamada Modernidade Líquida, que trata-se justamente das relações fluídas entre os seres humanos, as relações de descarte. Quando pequenos acreditamos que os laços criados na infância durarão para sempre, porém, a juventude floresce e as pessoas mudam, sofrem metamorfoses e o melhor amigo da creche pode ou não ser o amigo do ensino médio, e o amigo do ensino médio pode ou não ser o colega da universidade e assim por diante.

É fato que o instinto egoísta e individualista do homo sapiens sapiens contribui para transformar o que um dia foi necessário em descartável no decorrer de sua existência, e isso inclui também as suas relações pessoais.

Então, por que Hollywood insiste em pregar uma amizade incondicional? A resposta é simples, os seres humanos desejam laços fortes com sua espécie, por mais que na prática alguns demonstrem o inverso. Apesar de ser idealizado e irreal, o sentimento vivenciado ao assistir tais filmes é perfeitamente compreensível.

Franquias como Harry Potter e Star Wars acabam por deixar em segundo plano a temática amizade em detrimento da trama de aventura que envolve o telespectador. Entretanto, ao longo das sequências é possível observar os laços crescerem aos poucos: os indivíduos completamente desconhecidos entre si, se aproximam mais pela necessidade causada pelo enredo do que por sentimentos, mesmo que estes estejam presentes ao decorrer da história. Afinal, até mesmo os considerados ''heróis'' precisam de um ombro amigo para depositar suas tristezas ou simplesmente para compartilhar as aventuras, servir de suporte em combates, etc.

harry, starwars.jpg Amizade em trio: Star Wars (Luke, Leia e Han) e Harry Potter (Hermione, Harry e Ron)

Por outro lado, filmes cuja temática é realmente amizade expõe a nós um aprofundamento maior dos laços entre amigos dentro das telonas.

Em Quatro Amigas e um Jeans Viajante (1 e 2), adentramos nas vidas de quatro garotas extremamente diferentes entre si: Tibby é a mais cabeça quente, Lena é meiga e romântica, Bridget é uma aventureira e Carmem é amorosa e ama ler, mas suas diferenças não são as impedem de serem amigas de longa data. Por uma coincidência quase impossível, uma calça é capaz de se adequar aos seus mais variados corpos, logo o jeans é considerado mágico e acompanha cada uma em um momento, quando é necessário.

Cada uma constrói suas histórias a parte, o que as junta é a calça viajante que passa de corpo em corpo por determinado período. Além disso, há discordâncias entre elas de vez em quando, como quando Tibby precisa urgentemente de Carmen e ela não está presente, no final Carmen e Bridget se sentem culpadas por não terem participado, mas Lena estava lá por Tibby, ajudando-a quando as outras não podiam. Tal situação exemplifica a realidade: muitas vezes um amigo é necessário, porém ele não pode estar ao seu lado o tempo todo, o que não significa que os laços esfriaram.

upfile20163299518259.jpg Da esquerda para direita: Tibby, Lena, Carmen e Bridget

No segundo e último filme, as quatro se reúnem em uma viagem para a Grécia, após a irmã mais nova de Lena ter perdido a calça. Durante a estadia e a procura pelo jeans, elas finalmente descobrem que na verdade, não é o poder do jeans mágico que as fazem amigas e sim elas mesmas, a relação de amizade que foi construída ao longo daqueles anos.

A importância que nossa sociedade e o cinema dão à amizade é bastante alta, como sua expectativa. As vezes depositamos muito em uma só pessoa e esquecemos que ela, apesar de ser amiga incondicional, também tem suas próprias questões para serem resolvidas. Ademais, cada ser humano é distinto em personalidade e gostos que são mutáveis, é preciso adaptação por ambas as partes, assim os laços serão fortalecidos.

Portanto, vale recordar que compartilhar memórias com o outro é essencial para nossa espécie. Amizade, além de ser recíproca, tem suas diversas complexidades e é muito provável que nunca nos sentiremos cem por cento satisfeitos com o amigo que temos, por isso é importante poder contar com outras relações ao decorrer do seu desenvolvimento como ser social.


Charlote Claire

Caloura de Biologia, 17 anos, Gemini. Cantora de chuveiro desde os 6 anos, poeta entre os intervalos das aulas, Drama Queen. Componho músicas para musicais imaginários e preciso consertar o meu violoncelo! Nasci no século errado, sou completamente das antigas, ''old school'', que seja! Ah, e para finalizar, serei sempre, eternamente, uma Dancing Queen. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @obvious //Charlote Claire