a hora e a vez

"Os espaços entre os abraços, guarda-me apenas uma fresta". Ana Carolina

Marcos Martins

Estudante de Publicidade e Propaganda (Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - UniSALESIANO) e funcionário público da cidade de Sud Mennucci-SP (Secretaria Municipal de Educação). Gosto de escrever sobre comunicação, tecnologia, artistas e literatura. Loucamente apaixonado por livros, música e culinária. Amo estar entre amigos e familiares!

Geração baby boomer e geração baby bust

Em meados da década de 40 surgem os baby bommers, termo utilizado para designar o boom (explosão) de nascidos após o término da 2° Guerra Mundial. Em seguida aparece a geração X ou baby bust (fracasso de nascidos, em comparação ao alto índice da taxa de natalidade da geração que antecede) que são as pessoas que nasceram no período da ditadura militar que estava ocorrendo no Brasil.


Baby.jpg

O meio comunicacional e informacional passou por inúmeras transformações. Durante as últimas décadas as mídias expandiram e se modernizaram rapidamente. Tal fato surtiu relevantes mudanças nos interesses, particularidades e especificidades comportamentais de pessoas nascidas em diferentes épocas. Sendo assim, surge um termo que ficou designado como "geração". A palavra "geração", de acordo com o Dicionário Houaiss, compreende as diversas fases que "demarcam uma mudança no comportamento humano" (GOBBI, 2012, p. 101).

Em meados da década de 40 surgem os baby bommers, termo utilizado para designar o boom (explosão) de nascidos após o término da 2° Guerra Mundial. Atualmente, essas pessoas têm entre 50 a 68 anos.

Segundo Tapscott (1999a apud GOBBI 2012, p. 103),

Boomers, geração baby boomer, geração baby boom ou pós-guerra são expressões sinônimas utilizadas para descrever as pessoas nascidas após a Segunda Guerra Mundial (nascidos no período de 1946 a 1964). "Também poderiam ser chamados de geração Guerra Fria, geração prosperidade pós-guerra ou mesmo geração economia crescente, ou de acordo com qualquer outro desenvolvimento na sociedade que os afetasse. Entretanto, mais do que qualquer outra coisa, foi o impacto de uma revolução nas comunicações - a ascensão da televisão - que moldou essa geração e seu mundo".

Os baby boomers são aquelas pessoas que cresceram no período das primeiras transmissões de TV, assistindo aos programas da TV Tupi, como Rancho Alegre (Programa de Humor de 1950) estrelado por Mazzaropi, Geni Prado e João Restiff; A Vida por um Fio (Teleteatro de 1950); Sua Vida me Pertence (Telenovela de 1951); O Sítio do Pica-pau Amarelo (série infantil de 1952), entre outros programas. Tapscott (1999 apud GOBBI, 2010, p. 333) [...] Bem diante dos olhos do baby boomers, a televisão transformou a própria juventude num grande acontecimento [...].

elenco_sua-vida-me-pertence-19511.jpg

Em seguida (de 1965 a 1976) aparece a geração X ou baby bust (fracasso de nascidos, em comparação ao alto índice da taxa de natalidade da geração que antecede) que são as pessoas que nasceram no período da ditadura militar que estava ocorrendo no Brasil.

Babybaby.jpg

Conforme Tapscott (1999a apud GOBBI, 2012, p. 104),

Eles são considerados o "[...] grupo mais bem educado da história, [...] que deparou com uma das mais altas taxas de desemprego e (...) viram alguns dos mais baixos salários. São comunicadores agressivos extremamente orientados para a mídia". Para eles, o rádio, a televisão, o cinema e a Internet são meios comuns de comunicação disponíveis a todos e servem para armazenar informações.

140407-Ditadura.jpg


Marcos Martins

Estudante de Publicidade e Propaganda (Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - UniSALESIANO) e funcionário público da cidade de Sud Mennucci-SP (Secretaria Municipal de Educação). Gosto de escrever sobre comunicação, tecnologia, artistas e literatura. Loucamente apaixonado por livros, música e culinária. Amo estar entre amigos e familiares!.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/sociedade// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Marcos Martins
Site Meter