Lima Barreto em Triste fim de Policarpo Quaresma
Policarpo Quaresma é o personagem central do livro "O triste fim de Policarpo Quaresma".Depois de tanto exaltar o Brasil e suas riquezas, Policarpo termina preso por defender o governo de Floriano Peixoto. O livro aborda o nacionalismo, a valorização das riquezas do Brasil, e a pureza daqueles que lutam por uma causa com honra e sem ambições pessoais.
Lima Barreto assim como Policarpo Quaresma tem um final triste, apesar da sua bonita passagem pela literatura brasileira.O autor morre depois da sua intensa vida em "noitadas" e bebidas. Assim como Policarpo Quaresma, Lima Barreto desenvolveu suas atividades com intenso amor e desprovido do desejo da fama. O autor de " Triste fim de Policarpo Quaresma" teve que abdicar da sua entrega total à escrita, para sustentar a família com o seu salário de servidor público.
Lima Barreto e Policarpo Quaresma passaram por sanatórios e aos olhos do mundo foram inválidos. O "Triste fim de Policarpo Quaresma" trouxe para Lima Barreto o reconhecimento que ele não teve em vida. O autor expressou através da sua obra toda a exclusão que sofreu, enquanto mestiço e filho de pessoas humildes.