Karoline de Carvalho

Uma pessoa cada dia mais convicta de que precisa ser mestre, doutora e phd na busca por ser alguém melhor.

Vida e morte retratadas por Clarice Lispector

A mensagem para 2018 através da crônica"A morte da baleia".


maxresdefault.jpg

A crônica “A morte da baleia” retrata um episódio que Clarice tomou conhecimento, mas não teve coragem para testemunhar com seus próprios olhos. Duas baleias ficaram encalhadas em lugares distintos e agonizavam diante de olhos curiosos. A partir desse fato, Clarice, elabora uma reflexão sobre a vida e a morte. A autora cita o período em que passou internada e desobedeceu as prescrições médicas. Segundo ela, as fortes dores que sentia davam a ela a ligeira impressão de que poderia despedir-se da vida naquele momento.

Clarice faz um entrelace entre vida e morte. A autora exemplifica citando as tantas vezes que quase morreu de tanta felicidade. Ao saber das baleias entregues aos olhares de muitos, Clarice, comenta sobre o instinto animal que também acomete os seres humanos.

9788532526069.jpg

Há morte na esperança do homem que perdeu a fé em sua vida. Há vida no legado de alguém que partiu do mundo dos viventes, mas deixou sua marca nas boas ações. Estar vivo implica a certeza da partida em algum momento da passageira existência.

São tantos os planos para um ano novo, porém tudo deve partir da profunda convicção de que estamos vivos. A vida é uma certeza até que a morte não venha.

As baleias agonizantes fora do seu habitat simbolizam os tantos sonhos que deixamos agonizar até a morte. Para começar um novo ano com plenitude devemos antes de tudo, refletir que somos passageiros e a nossa vida deve ser como um jardim florescendo em terra fértil.

ano-novo-praia-1.jpg

Na crônica “A morte da baleia” existe um toque de instinto de sobrevivência a cada palavra dita. Em tantos momentos seremos como baleias encalhadas, presos na nossa incapacidade de mudar. O instinto de sobrevivência irá clamar por vida diante da morte inesperada.

Que em 2018 tenhamos força o bastante para exalar vida quando as metas não forem alcançadas. Um ano novo realmente começa quando a mudança acontece dentro de nós. Os doze meses nos aguardam com fome de vida, esperança e vigor.

Um feliz ano novo quando a vida continuar sendo rotina. Boas festas quando a vida não for alegria. Feliz vida durante os doze meses que estão chegando.


Karoline de Carvalho

Uma pessoa cada dia mais convicta de que precisa ser mestre, doutora e phd na busca por ser alguém melhor..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// //Karoline de Carvalho