A beleza da mulher negra
Estamos acostumados a observar nas novelas, comerciais de TV e revistas, nomes como Taís Araújo, Cris Viana e Sheron Menezes ilustrando a beleza em ser negra. Porém, todos nós temos em nosso convívio mulheres negras que não aparecem nos veículos de comunicação, mas representam a graça e o encanto nas realidades que ocupam. Fico pensando nas verdadeiras rainhas, que são as baianas com seus acarajés em Salvador. Há também as destemidas garotas do funk, no Rio de Janeiro. E como não retratar o querido Piauí, com a grande alegria de ter a miss Brasil como representante, de um estado tão rico de elementos pouco mostrados.
Mulheres negras trazem a trajetória da escravidão em sua ascendência. Um passado conduzido pela forte resistência e busca por libertação. Estamos vivendo um período muito fértil de ideias, pensamentos e ideologias voltadas para a cultura negra.
Todos nós temos divas negras com seus traços tão marcantes, vivendo em nosso cotidiano. A moça que ilustra as imagens, presentes no texto, é assistente social e traz em sua história de vida muitas lutas e conquistas. E você? Quem é a mulher negra que inspira o cenário da sua vida?