Karoline de Carvalho

Uma pessoa cada dia mais convicta de que precisa ser mestre, doutora e phd na busca por ser alguém melhor.

Dois mil e cem reais

A rotina de uma educadora social das medidas socioeducativas em crônica.


s.jpg

Convivo diariamente com adolescentes que cumprem medida socioeducativa e acompanho de perto o sofrimento das suas mães. Algumas são ausentes e descomprometidas, mas outras são presentes e amigas. Na minha rotina de trabalho preciso monitorar os socioeducandos, com isso visitá-los em suas casas é parte do meu trabalho.

É um dia comum de monitoramento e chego à casa de um dos adolescentes, porém ele não está. Sua mãe me recebe e logo percebo um olhar muito entristecido vindo do semblante daquela mãe. Trata-se de uma jovem senhora muito participativa e que acompanha de perto o cumprimento da medida socioeducativa do seu filho.

Estou neste momento em uma casa simples, sem qualquer vestígio de conforto. Não há geladeira, ou televisão, porque ela resolveu abrir mão dos seus móveis para ajudar na manutenção dos seus netos. A angustiada mãe começa a conversar e me diz que seus filhos mais velhos contraíram uma dívida com um traficante. Dois mil e cem reais é a quantia exigida até o final do mês para que não percam a vida.

flat550x550075f.jpg

Uso todas as palavras possíveis para confortá-la e trazer esperança para aquela mãe desesperada. No meu íntimo rogo a Deus para que uma saída surja e o pior não aconteça. Fico péssima naquele momento por não dispor da quantia em dinheiro para dar fim ao sofrimento daquela mãe. A visita termina, ela enxuga suas lágrimas e me diz que irá vender seu único bem por qualquer valor que o possível comprador ofereça.

Saio daquela casa muito sensibilizada e pensando em quantas pessoas gastaram, naquele mesmo dia, dois mil e cem reais com roupas, sapatos e tratamentos estéticos. Duas vidas sendo tratadas como mercadoria. Olho para o horizonte entristecida pensando na minha impotência diante deste problema. Só posso desejar que haja generosidade no mundo, mais oportunidades para os jovens pobres e que eu nunca mais escute uma história como esta. Jamais vou esquecer o valor que dois mil e cem reais representaram para aquela família.


Karoline de Carvalho

Uma pessoa cada dia mais convicta de que precisa ser mestre, doutora e phd na busca por ser alguém melhor..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/literatura// //Karoline de Carvalho