a poesia que entorna

Poetas são autores e leitores da poesia... a que existe na arte da vida!

Valda Suely

A poesia anda por aí, em pessoas, bichos, coisas... enxergá-la requer algum modo de olhar com a alma

  • Jindřich_Štyrský_-_Black_Pierrot.jpg
    Se o machismo se justifica - Faz parte do meu show

    Apesar de tantas discussões, vivemos ainda em uma sociedade que impõe valores comportamentais padronizados a homens e a mulheres como requisito para adaptação. Já viramos o século e o eu lírico, criado por Cazuza e Renato Ladeira, na década de 1980, na letra da música "Faz parte do meu show", é bastante atual.

  • Rio_são_francisco.jpg
    A solidão do poeta e não só

    A letra da música "O ciúme", de Caetano Veloso, entre muitas outras possibilidades de leitura, vem nos alertar sobre a necessidade humana de expressão, seja em forma de poesia ou não. Isso causa sensação profunda de ciúmes no eu que fala na letra da canção, ao encontrar-se diante do rio São Francisco, portador de mistérios poéticos, o qual lhe dá inspiração para cantar, ao mesmo tempo que este eu lírico reclama a incapacidade de fazê-lo.

  • Thumbnail image for Cotidiano_ICC_(29405175360).jpg
    A poesia de um cotidiano sem poesia

    A letra da música "Cotidiano", de Chico Buarque, mostra que o poeta pode cantar até mesmo a ausência de poesia.

  • Thumbnail image for Going-to-the-Sun_Road,_new_road_section_above_Haystack,_2012.jpg
    O sol sobre a estrada é o sol sobre a estrada é o sol

    A letra da música “Força estranha” constrói um eu lírico artista que expõe um certo momento de percepção essencial, provocada por um mergulho no tempo. Ao unir presente, passado e futuro, constitui-se como inteiro e confessa encontrar na arte a própria força motriz da vida.

  • Pandeiro3.JPG
    Do clássico ao samba: poesia sempre

    É bastante comum a poesia ser associada ao livro e, consequentemente, a uma elite do mundo letrado. Para muitos, ainda lembra apenas nomes de escritores consagrados, considerados “clássicos da literatura”. Mas, pode-se afirmar que seja poética uma letra de música - um samba - escrita por compositores que não aparecem em livros? Sim, é possível romper com o preconceito que se situa em torno dessa visão.