acting in progress

O trabalho do ator em foco

Priscila Assumpção

Doutoranda em Artes Performativas, Mestre em Estudos de Teatro, acting coach, escritora e patinadora de velocidade, adepta de maratonas físicas e mentais. Isso explica muita coisa...

  • mulholland-13-1024x548 as duas.png
    O que faz a atriz em David Lynch?

    O que, de fato, o ator faz para transmitir emoções e pensamentos na cena? É possível analisar o trabalho do ator no cinema sem cair nos lugares comuns?

    Este artigo pretende descrever quais são as ações externas da atriz que criam a ideia da personagem ao espectador. Esta análise será feita a partir do trabalho da atriz Naomi Watts em três cenas significativas do filme Mulholland Drive (2002) de David Lynch. Vamos lá!

  • arte minima.jpg
    Telenovela e Arte

    "Somos, sem o sabermos, uma intensa forja artística e ficaríamos estupefactos se se revelasse tudo aquilo que, em nós, provém da arte."

    Investigação em artes: a telenovela como objeto de estudo científico. E artístico?

  • BALA.jpg
    Além da mídia e do glamour

    A pessoa deixa o arroz quase queimando no fogão, vai pra sala correndo, olha para a TV. Silêncio. Ninguém fala, ninguém sai. Um com a colher de pau na mão, outro no sofá, outro que estava atravessando a sala e parou. Dez segundos depois estão todos na frente da TV derramando as mais sinceras lágrimas de emoção. Jantar queimado, alma lavada. Qual o segredo do ator de novela?

  • 1958037_818332308182435_592791963_n.jpg
    Formando atores: para TV?

    Será que é preciso ser ator para trabalhar na TV? Parece tão fácil! As crianças atuam, até os animais atuam! Se calhar até você que está lendo esse artigo pode fazer uma telenovela...ou não! O artigo aborda brevemente a discussão sobre o ator e a necessidade de formação para trabalhar através das câmeras.

  • adele.jpg
    O sofrimento do ator "realista"

    Qual a dose de sexo explícito necessária para um filme ter aparência de “real”? Aos espectadores já não parece fazer diferença se houveram ou não “duplos” para estas cenas, os realizadores sabem do que precisam, mas aos atores fica a pergunta mais ouvida pelos motoristas dos autocarros: “A que ponto chegamos???”