Vanelli Doratioto

Vanelli Doratioto é escritora e autora desse e de outros textos que podem ser lidos em sua página no Facebook. Ela espera todos vocês por lá (www.facebook.com/vanellidoratioto)

Romance à Moda Espanhola

A vida é um romance, feito de fases, de paixões e amores, de ilusões e desilusões. É um caminho a ser trilhado, como se fôssemos muitos em uma mesma vida. "3 Metros Sobre El Cielo" e "Tengo Ganas de Ti" são dois filmes espanhóis que certamente aquecerão o coração dos mais românticos e farão refletir sobre nossos próprios passos, deixados muitas vezes em caminhos que não nos pertencem mais.


439540.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpgBabi (Maria Valverde) e H (Mario Casas) em 3 Metros Sobre El Cielo

Em 2010 foi lançado no cinema espanhol o romance, dirigido por Fernando González Molina, “3 Metros Sobre El Cielo”, que em português recebeu o triste nome de “Paixão Sem Limites”. O filme foi campeão de bilheteria no ano de lançamento e deu ao diretor o prêmio Goya de melhor roteiro adaptado.

Em 2012 uma seqüência foi lançada intitulada “Tengo Ganas de Ti”, em português “Sou Louco Por Você”. A seqüência, contrariando a lógica, ficou ainda melhor que o primeiro filme e também foi muito bem aceita nos cinemas espanhóis.

Os dois filmes são baseados em romances do escritor italiano Federicco Moccia, algo que os norteou de forma bastante contundente.

Filmes românticos espanhóis são ótimos exemplos de dramas com muita intensidade e sensualidade e esse dueto não foge à regra.

359350.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg Filme lançado em 2010

20100805.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpgFilme lançado em 2012

Em “3 metros Sobre El Cielo” encontramos o amor visceral da adolescência. O amor proibido entre dois diferentes. Ele (Mario Casas), um jovem rebelde que se nomeia H e ela (Maria Valverde) uma jovem estudante ingênua, filha de uma família tradicional. A fórmula da estória parece batida, contudo Moccia soube dar uma dinâmica única a ela, que aliada com uma direção primorosa e uma fotografia de tirar o fôlego, faz o filme digno de ser assistido.

A química entre o casal protagonista, Mario Casas e Maria Valverde tem que ser destacada, pois funcionou muito bem. Ambos fazem uma ótima atuação e dão um toque mágico ao filme, sem torná-lo redundante.

A trilha sonora também acertou a mão, apresentando nomes como Cecilia Krull, Anni B. Sweet, Dorian e Johny Price.

20100820.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg Hugo (Mario Casas) em "Tengo Ganas de Ti" - 2012

Típico do cinema espanhol, os filmes são recheados de sorrisos, olhares e beijos que roubam as cenas.

Se o expectador tiver mais de trinta anos, talvez não se identifique sobremaneira com o primeiro filme, já que o amor vivido por Babi e H é aquele primeiro, que acontece uma vez na vida, repleto de descobertas e desafios. Contudo será atingido de forma certeira por “Tengo Ganas de Ti”.

Ligeiramente mais picante e muito mais maduro, as relações amorosas se desenrolam com maestria. Nele o fim da adolescência deságua na vida adulta, mudando substancialmente a forma como todos enxergam a vida.

Preservando as personagens do primeiro filme, dando a todas um dinamismo exemplar, e agregando novas, como a personagem Gin interpretada por Clara Lago, o filme encanta e surpreende.

Gin (Genebra) é a pimenta malagueta que tempera esse segundo filme. Completamente diferente de Babi, avessa às regras tradicionais, ela vem para formar um novo par romântico com H.

20100835.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg Gin (Clara Lago) em "Tengo Ganas de Ti" 2012

No quesito atuação Mario Casas rouba a cena também no segundo filme, sendo mais exigido e provando estar preparado para isso. A fotografia volta a impressionar. Com a beleza de cenas como a em que os jovens se reúnem no topo de um edifício e queimam as tristezas em um papel que voa longe. A delicadeza dessa cena é singular.

Ao terminar de assistir o “Tengo Ganas de Ti” o espectador é levado inevitavelmente a refletir sobre seus próprios passos.

Esse dueto romântico nos lembra que vivemos muitas vidas em uma única vida, e que um dia estaremos de um lado e no outro possivelmente em algum canto oposto, enxergando tudo por um prisma totalmente diferente.

Essa é a vida, esses somos nós, uma linda soma de todas as experiências boas e ruins pelas quais passamos.

Para os românticos de plantão, os dois filmes valem muito a pena!

461644.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg Hugo (Mario Casas) e Gin (Clara Lago) em "Tengo Ganas de Ti" 2012

Assistam ao trailer de "3 Metros Sobre El Cielo" (Paixão Sem Limites) aqui Assistam ao trailer de "Tengo Ganas de Ti" (Sou Louco Por Você) aqui.

> Acompanhe esse e outros textos meus no Facebook através da minha comunidade Vanelli Doratioto - Alcova Moderna.

.


Vanelli Doratioto

Vanelli Doratioto é escritora e autora desse e de outros textos que podem ser lidos em sua página no Facebook. Ela espera todos vocês por lá (www.facebook.com/vanellidoratioto).
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Vanelli Doratioto