A Beleza das Pinturas de Iris Grace

Quem vê a pequena Iris Grace de cinco anos contemplando a beleza dos campos que rodeiam sua casa no Reino Unido, ao lado de sua gata Thula, mal pode imaginar que em 2011 ela foi diagnosticada com autismo.
Sua mãe, Arabella Carter-Johnson, passou a buscar desde então alternativas para auxiliar a filha a se comunicar melhor, pois Iris demonstrava, dentre outras coisas, certa irritação ao tentar se expressar verbalmente.
Thula observa iris pintando no atelier
A pintura foi uma das técnicas encontradas para ajudar a pequena Iris a se comunicar, contudo diferente do que a mãe imaginava para uma menina de três anos na época, nas telas não apareceram casinhas, pessoas ou árvores. O que Arabella viu foi uma explosão delicada de cores que se mesclavam e se completavam com uma beleza singular.
Iris pintando no jardim. Para Iris o cavalete causava desconforto para pintar, já que a tinta escorria, dessa forma sua mãe percebeu que pintar sobre a mesa era mais confortável para ela.
Iris demonstrou desde o princípio que sabia como misturar as cores e ao pintar se concentrava por horas, sorrindo quando conseguia o efeito desejado.
Mão de Iris Grace segurando o pincel
Arabella passou então a colocar as tintas em pequenos potes, dando-os a Iris que escolhia quais usar e como misturá-los. Pedindo sempre mais de determinada cor quando preciso.
Quando a família publicou as primeiras pinturas da filha na internet, muitos se impressionaram com a beleza e qualidade do que viram e não demorou muito para que Iris passasse a ser comparada com o pintor impressionista Monet.
Muitas galerias e colecionadores particulares do Reino Unido e do mundo todo se interessaram rapidamente em adquirir suas obras por milhares de libras.
A família da pequena Iris passou a reverter o dinheiro ganho com as pinturas para o pagamento de tratamentos para a filha e também passou a doar parte disso para entidades envolvidas com a conscientização e tratamento do autismo.
Iris Grace com sua capa de super poderes pintando em seu atelier
Juntamente da pintura, Arabella buscou auxiliar Iris através de alguma outra terapia. A música clássica, já era sabido, deixava Iris relaxada, contudo existiam também outras possibilidades que envolviam a ajuda animal. Ela tentou então a Equoterapia, contudo Iris não se adaptou. Ela tentou a interação da filha com cachorros, mas a excitação dos animais deixava Iris ainda mais agitada. Ela tentou que a filha interagisse com gatos que eram de familiares, mas nem todos os animais tinham disposição e afinidade com crianças. Ela já estava desanimando quando finalmente encontrou Thula, uma Maine Coon inteligente, carinhosa e cooperativa.
Iris e a gata se apaixonaram à primeira vista e Thula passou a participar de todas atividades nas quais a menina estava envolvida. Das sessões de pintura, ao passeio de bicicleta, das brincadeiras de massinha e esconde-esconde, ao banho de banheira, das aulas particulares dadas por Arabella, à apreciação calma da natureza do entorno.
Iris e Thula brincando de esconde-esconde
A família e Thula andando de bicicleta
Iris passou então a se expressar verbalmente com a gata e deixou de se chatear com o banho assim que a gatinha passou a fazer parte dele, aceitando ser lavada também com xampu para incentivar Iris a lavar os cabelos.
Iris e Thula brincando de mágica e massinha
Não demorou muito para que os pais notassem que nas pinturas de Iris pequenos traços pareciam representar a gata amiga. Contudo, à princípio, acharam que estavam imaginando coisas. Depois de um tempo perceberam que Iris estava realmente representando Thula em suas pinceladas.
Arabella não tem dúvida que essa foi a forma que a filha encontrou para declarar seu amor pela gata que a acompanha com carinho e admiração por toda a parte.
Thula em cima do piano em frente da pintura "Raining Cats"
A beleza das pinturas de Iris é indiscutível e a delicadeza com que retrata Thula em meio às suas pinceladas é singular. Vocês também notaram que na foto acima são os olhos e fucinho de Thula que aparecem ao fundo da pintura Raining Cats?
Preciso confessar que sintetizar esse artigo foi muito difícil para mim, pois assim como Iris pinta com extrema beleza, as fotografias tiradas por Arabella da rotina da filha são incrivelmente belas, e as que estão aqui são apenas uma pequena parcela delas.
O Site Oficial e Facebook da talentosa Iris Grace estão recheados de fotos e pinturas inspiradoras, e também há inúmeros vídeos na internet, contudo selecionei apenas um aqui para que conheçam a história de Iris de forma bela e sintetizada. Vocês também podem encontrar um breve resumo da história de Iris, em português, aqui.
> Acompanhe esse e outros textos meus no Facebook através da minha comunidade Vanelli Doratioto - Alcova Moderna.