Vanelli Doratioto

Vanelli Doratioto é escritora e autora desse e de outros textos que podem ser lidos em sua página no Facebook. Ela espera todos vocês por lá (www.facebook.com/vanellidoratioto)

10 Livros Que Viraram Filmes Para Assistir em 2016

Um bom livro quase sempre acaba parando nas telas dos cinemas. Nessa lista vocês encontrarão 10 livros que, para o deleite de todos, viraram filmes em 2016.


É muito bom assistir a um filme depois de ter lido o livro no qual o mesmo foi baseado ou vice-versa. Em 2016 vários livros viraram filmes e podem ser lidos e/ou assistidos para nossa felicidade. Espero que gostem da seleção!

1.2.jpg 1. Livro Carol, com filme de mesmo título, de Patricia Highsmith

Em plenos anos 50, a escritora Patricia Highsmith lançou Carol – primeiro romance que aborda uma relação amorosa entre mulheres com um final feliz. O polêmico livro foi publicado na época como The price of salt, sob o pseudônimo de Claire Morgan. Na história, Therese Belivet trabalha como vendedora na seção de bonecas de uma loja de departamentos. O emprego funciona como um bico para juntar dinheiro. É época de Natal em Nova York, e a loja está lotada. Em meio a tantos rostos desconhecidos, Therese fica hipnotizada ao ver uma distinta cliente se aproximar. É Carol. Assim começa o romance entre a jovem Therese e Carol – recém-separada e mãe de uma filha -, um amor repentino e fatal, que se transforma em uma constante troca de experiências.

2.3.jpg 2. Livro Suíte Francesa, com filme de mesmo título, de Irene Nemirovsky

Suíte Francesa é um brilhante romance sobre a guerra e um documento histórico extraordinário. Esse livro retrata o êxodo de Paris após a invasão de 1940 e a vida sob a ocupação nazista no país. Escrito pela ilustre romancista francesa Irene Nemirovsky, presa em Julho de 1942 e mandada para Auschwitz no mês seguinte, foi salvo por acaso e revelado décadas depois pela filha da escritora, Denise, que o encontrou em forma de diário. O manuscrito viria a ser aclamada posteriormente pelos críticos europeus como um Guerra e Paz da Segunda Guerra Mundial.

4.4.jpg 3. Livro O Regresso, com filme de mesmo título, de Michael Punke

Em 1823, um dos melhores e mais experientes caçadores das Montanhas Rochosas, fica frente a frente com um urso cinzento, é atacado e termina gravemente ferido. Os homens que deveriam esperar sua morte e lhe oferecer um funeral apropriado o abandonam, levando consigo as armas e os suprimentos. Entre delírios, Glass os observa fugindo e é tomado por um único desejo: vingança.

7.7.jpg 4. Livro Quarto, com o filme intitulado O Quarto de Jack, de Emma Donoghue

A coragem e o imenso amor nessa história perturbadora é contada pela voz de Jack, uma criança de cinco anos para quem o seu quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamãe comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o lugar onde ele se sente completamente seguro e protegido é também a prisão onde a mãe tem sido mantida reclusa. Essa é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras, e da ligação umbilical que une mãe e filho.

8.8.jpg 5. Livro Como Ser Solteira, com filme de mesmo título, de Liz Tuccillo

Depois de alguns drinques e uma péssima noite com as amigas, Julie Jenson chega à conclusão de que elas estão fazendo algo errado. Por que elas sempre se desapontam com os relacionamentos e não conseguem encontrar um único homem legal? Num rompante, Julie pede demissão e pega a estrada. De Paris ao Rio, passando por Sidney, Bali, Pequim, ela viaja pelo mundo para descobrir se alguém tem uma maneira melhor de lidar com a solteirice. Julie se apaixona, tem o coração partido, conhece o mundo e aprende mais do que achava possível em uma viagem.

9.9.jpg 6. Livro Como Eu Era Antes De Você, com filme de mesmo título, de Jojo Moyes

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho e um avô que precisa de cuidados constantes. Trabalha como garçonete num café e namora Patrick, alguém que não parece interessado nela. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico, Will Traynor, de 35 anos, um cara inteligente, rico e mal-humorado. A vida de ambos muda para sempre com esse convívio.

10.1.jpg 7. Livro O Orfanato Da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, com filme de mesmo título, de Ransom Riggs

Um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. A história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época.

11.1.jpg 8. Livro A Escolha, com filme de mesmo título, de Nicholas Sparks

Passado na costa da Carolina do Norte esse livro de Nicholas Sparks aborda as consequências de diversas escolhas feitas por Travis Parker, um veterinário, e pela sua vizinha Gabrielle Holland, assistente médica. Travis levava uma vida tranquila até Gabby fazer parte dela. E o mesmo se poderá dizer de Gabby que mantinha uma relação de longa data com o namorado até se apaixonar perdidamente por Travis. Que decisão irá ela tomar? Permanecer ao lado do homem que já conhece ou lançar-se numa nova aventura com um desconhecido? Durante a primeira parte do romance acompanhamos o processo de escolha de Gabby, e os efeitos que terá na vida de ambos. A segunda parte da história tem lugar onze anos depois, quando Travis tem de tomar uma decisão decisiva.

15.1.jpg 9. Livro A Garota No Trem, com filme de mesmo título, de Paula Hawkins

A trama, que gira em torno do desaparecimento de uma jovem mulher, com três narradoras femininas duvidosas, conquistou fãs como o mestre do mistério Stephen King. O livro segue uma linha de recentes sucessos literários de uma nova geração de autoras que vem redefinindo as convenções do gênero policial, com personagens femininos complexos que fogem do estereótipo de vítimas ou megeras, e tramas que criam suspense a partir de evoluções psicológicas sutis e dinâmicas. Lançamento do filme previsto para outubro de 2016.

17.1.jpg 10. Livro Animais Fantásticos & Onde Habitam, com filme de mesmo título, de J.K. Rowling

Existe um exemplar de Animais fantásticos & onde habitam praticamente em todas as casas bruxas no país. Agora, apenas por um período limitado, os trouxas também terão uma chance de descobrir onde um quintaped (quintípede) habita, o que o puffskein (pufoso) come e por que é melhor não deixar uma vasilha de leite à porta da casa para um knarl (ouriço). Lançamento do filme previsto para novembro de 2016.


Vanelli Doratioto

Vanelli Doratioto é escritora e autora desse e de outros textos que podem ser lidos em sua página no Facebook. Ela espera todos vocês por lá (www.facebook.com/vanellidoratioto).
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/cinema// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Vanelli Doratioto