além dos clichês

Apenas algumas palavras

Garota Ametista

Apenas alguém que leu demais

Por que ouvir Tiago Bettencourt?

Porque uma boa música com um belo sotaque português faz cócegas na alma...


Primeira dica para ouvir este gajo: deixe de lado a arrogância e escute a música lendo a letra - aliás essa uma dica universal para músicas. Nem sempre entendemos as músicas em nossa versão da língua que se dirá em tão no português de Portugal que de tão diverso pode até ser confundido com outro idioma.

Apesar de os arranjos serem lindos, os quais você não cansa no primeiro - nem no trigésimo - replay, o mais belo na música de Bettencourt são as letras. Suas letras trazem a mais preciosidade que se pode encontrar na música: poesia.

Meu primeiro contato com ele foi através do rádio, sim, pode pensar que tenho 70 anos, mas eu ainda escuto rádio. Não apenas no engarrafamento, mas em casa mesmo. O lado bom? Além de me livrar do peso da escolha, a música no rádio sempre me traz novas descobertas. E a melhor dela nos últimos tempos foi o Tiago Bettencourt.

Para saber mais sobre a vida dele é só jogar o nome no Sr. Google, afinal não sou biografa para resumir a vida dele, o que quero é te convencer a ouví-lo e deixar que ele te cative.

Para se apaixonar pelas composições não é preciso nem ouvir as músicas, basta lê-las como um dos mais românticos livros de poesia que se possa encontrar. E que obviamente ficam mais encantadores musicados.

Alguns trechos de suas poesias musicadas:

MORENA:

Morena no fundo quer, tempo para ser mulher

SARA:

Sei que deste o teu melhor Sei que foste o que o dia deixou Sei que deste a tua dor Não te soube dar o meu perdão Mas talvez esta gota de água De uma fonte afastada Tenha mostrado o caminho Talvez esta ponte escura Onde a solidão trespassa Talvez esta aventura Tenha me levado a casa

OUTONO:

Hoje, só por ser Outono, vou chamar-te “meu amor” Contra as regras do que somos, vou chamar-te “meu amor” Hoje só por ser diferente te encontrar

TENS QUE LARGAR A MÃO: Sou o teu anjo a procurar A parte quente do que vês

CANÇÃO SIMPLES:

Deixa ser tao leve a tua mao para ser tao simples a cançao deixa ser das flores o respirar para ser mais fácil te encontrar

Toda essa poesia nas letras também se deve ao fato de o cantor além de compositor ser cronista - muito bom por sinal. Além da graciosidade das letras há uma coisa que as tornam ainda mais especiais: o sotaque. Se não acha que um sotaque português é sedutor é porque ainda não o ouviu declamando “vou chamar-te meu amor” em Outono.

E se toda essa paixão em música ainda não foi suficiente para te fazer favoritá-lo ainda me restam duas cartadas: Os clipes: com exceção de Morena que de fato é um vídeo clipe (um curta de uma “história de amor”), a maioria dos clipes são um rapaz com um violão tocando na sua varanda enquanto te olha nos olhos. Maior privilégio do que essa apresentação intimista a um clique de distância não há. O som: como disse antes, os arranjos não são enjoativos e vão de melodias mais elaboradas, com violão, baixo, teclado e guitarra acústica, até o mais simples - porém suficiente - violão, todos sempre muito bem executados pelo Toranja - a banda de Bettencourt.

E mais um detalhe: ele faz muitas parcerias, então por mais que você se canse da voz dele - o que me parece absurdamente improvável - lhe restarão outras vozes para diversificar.

Convencida? Então aqui está o link do canal dele no YouTube:   https://www.youtube.com/channel/UCxaOXCdH2xyqUp9xOCuBQ1wTiago.png


Garota Ametista

Apenas alguém que leu demais.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/musica// @obvious, @obvioushp //Garota Ametista