alfredo passos.br

Cinema e Literatura

alfredo passos

Alfredo Passos, Prof.Dr. (professor universitário, autor de livros, blogueiro, adora livros, cinema, música e andar a cavalo). Mais sobre autor em http://about.me/alfredopassos

  • rjpalacio.jpg
    Extraordinário: A emocionante história de August Pullman

    “Extraordinário” conta a inspiradora e emocionante história de August Pullman. Com deficiência facial, que, até agora, o impediram de ir a uma escola convencional, Auggie se torna o mais improvável dos heróis quando ele ingressa na 5ª série de uma escola comum.

  • 357174.jpg
    Cinema e Psicanálise: O Alucinado (Él)

    Em seu livro "O Meu Último Suspiro", Luis Buñuel Portolés, diretor de cinema espanhol, naturalizado mexicano, que trabalhou com Salvador Dalí, de quem sofreu fortes influências na sua obra surrealista, o autor menciona uma conversa com Jacques Lacan, que inclusive, participou de uma sessão do filme (O Alucinado), cujos espectadores eram todos seus colegas.

  • 20214109.jpg
    Cinema e Psicanálise: A Bela da Tarde

    O filme "A Bela da Tarde", vencedor do Leão de Ouro em Veneza, foi dirigido pelo espanhol Luis Buñuel Portolés (1900-1983), conhecido por sua obra surrealista e pela parceria com Salvador Dalí nos cultuados Un Chien Andalou e L’Age d’Or, um dos maiores autores do cinema, completa 50 anos.

  • Em Busca da Terra do Nunca Marc Forster 2004.jpg
    Escritores no cinema

    O cinema sempre gostou de mostrar personagens escritores.

  • filmes_11003_indigna11.jpg
    Indignar-se faz bem: livro e filme

    Philip Roth, é o único escritor americano vivo a ter sua obra publicada em edição completa pela Library of America. Assíduo em premiações literárias, já ganhou o Pulitzer e o Man Booker Prize, além da Gold Medal in Fiction, a mais alta distinção da American Academy of Arts and Letters.

  • cidade das sombras.jpg
    Os filmes influenciados por Jung

    Segundo Nise da Silveira, “Jung era um homem alto, bem construído, robusto. Tinha um vivo sentimento da natureza. Amava todos os animais de sangue quente e sentia-se com eles ‘estreitamente afim’. Amava as escaladas das montanhas, porém preferia velejar sobre o lago de Zurique. Possuía seu barco próprio. Na mocidade passava às vezes vários dias velejando em companhia de amigos, que se revezavam no leme e na leitura em alta voz da Odisséia. Também velejava sozinho, atividade que manteve até uma idade bastante avançada.” (SILVEIRA, 1978: 16).

  • 12974_gg A VIDA IMORTAL DE HENRIETTA LACKS.jpg
    Oprah Winfrey e sua Henrietta Lacks

    A vida imortal de Henrietta Lacks reconstitui a vida e a morte de uma das mais injustiçadas personagens da história da medicina.

  • 1485790010435.jpg
    Vanessa Redgrave: 80 anos

    O cinema comemora a vida de mais uma octogenária em 2017. Embora tenha feito sua carreira de atriz nos Estados Unidos, nasceu na Inglaterra.

  • elle3MV5BM2I4NjA2NWEtNTFkZS00MjNkLWI4MzAtYjE2NzJjMzYyODRmL2ltYWdlXkEyXkFqcGdeQXVyNDUzOTQ5MjY@._V1_SY1000_CR0,0,1502,1000_AL_.jpg
    Isabelle Huppert, o pensar chega ao Oscar

    As atrizes americanas recusaram. E o diretor holandês Paul Verhoeven chegou ao seu nome. Já ganhou o Golden Globe. Na Europa é reconhecida e muito premiada. Na França uma lenda. Essa é Isabelle Huppert, a francesa que agora concorre ao Oscar de melhor atriz 2017.

  • Taviani_brothers-k5zC-U201475228761S4F-1024x576@GP-Web.jpg
    Os diretores de cinema octogenários

    Que profissionais podem estar no auge de sua força para trabalhar de forma tão vigorosa como o diretor de cinema, Clint Eastwood aos 86 anos de idade, ou irmãos Taviani: Vittorio, 87, e Paolo, 85 anos? Os oitentões, continuam produzindo como nunca!

  • audition.jpg
    Emma Stone e sua La La Land!

    No 74ª. Annual Golden Globe Awards, a atriz Emma Stone foi escolhida a melhor atriz por sua performance no filme La La Land, ao lado, do também escolhido, como melhor ator, Ryan Gosling.

  • Mulholland-Drive (1).jpg
    Os 100 melhores filmes do século 21

    Os editores do BBC Culture decidiram pedir a um grupo de críticos que selecionassem os cem melhores filmes do século 21 - até agora. O objetivo era provar que, neste século, há filmes que resistirão ao tempo e permanecerão em nossas mentes se dermos uma chance a eles.

  • 7.jpg
    ERIN GRUWELL E OS ESCRITORES DA LIBERDADE FAZEM A DIFERENÇA

    Filha de um antigo defensor dos direitos civis durante os distúrbios raciais sérios que abalaram a cidade de Los Angeles, na Califórnia, em 1992, se vê diante do desafio de educar um grupo de alunos aceito compulsoriamente na Escola Wilson, após a criação de uma lei de integração racial, aprovada pela Secretaria de Educação.

  • 1478900662889.jpg
    Leonard Cohen: Por que agora?

    Na The New Yorker, há pouco menos de um mês, o Prêmio Nobel de Literatura 2016, Bob Dylan, escreveu sobre Cohen “seu talento ou sua genialidade é a conexão dele com uma música de outra dimensão”.

  • Y4CDBD64.jpg
    Bob Dylan e sua nova expressão poética! Prêmio Nobel de Literatura 2016

    Robert Allen Zimmerman nasceu em Duluth em 24 de maio de 1941, nos Estados Unidos da América. É compositor, cantor, pintor, ator e escritor. Bob Dylan, torna-se o primeiro e único artista na história a ganhar, além do Prêmio Nobel, o Oscar, Grammy e o Globo de Ouro.