alfredo passos.br

Cinema e Literatura

alfredo passos

Alfredo Passos, Prof.Dr. (professor universitário, autor de livros, blogueiro, adora livros, cinema, música e andar a cavalo). Mais sobre autor em http://about.me/alfredopassos

Extraordinário: A emocionante história de August Pullman

“Extraordinário” conta a inspiradora e emocionante história de August Pullman. Com deficiência facial, que, até agora, o impediram de ir a uma escola convencional, Auggie se torna o mais improvável dos heróis quando ele ingressa na 5ª série de uma escola comum.


MV5BODA5OGRmOTAtN2FiZS00ZjE3LWIxNGItMDVjNjY1OGU4MzgxXkEyXkFqcGdeQXVyNDg2MjUxNjM@._V1_SY1000_CR0,0,1505,1000_AL_.jpg

Julia Roberts, Owen Wilson, Izabela Vidovic, Jacob Tremblay, and Danielle Rose Russell in Wonder (2017)

A proximidade do Natal e das férias de verão, no Brasil, sempre é a época ideal para novos lançamentos cinematográficos. Comédias, desenhos animados e filmes de aventura, sempre são os mais esperados.

Mas, para este Natal, "Wonder" (título original), nominado no Brasil com o nome do livro Extraordinário, é uma grata surpresa.

Em momento onde tantas são as dificuldades entre países (Estados Unidos da América e Coréia do Norte), entre pessoas (judeus e palestinos), além da violência (ataques terroristas), é preciso sempre se lembrar que ainda somos seres humanos.

E este filme tem o poder de resgatar os olhares mais atentos, sobre a condição das pessoas, na atualidade.

Inspirado no best-seller do The New York Times, “Extraordinário” conta a inspiradora e emocionante história de August Pullman. Com deficiência facial, que, até agora, o impediram de ir a uma escola convencional, Auggie se torna o mais improvável dos heróis quando ele ingressa na 5ª série de uma escola comum.

download.jpg

Sua família, seus novos colegas de classe e a comunidade lutam no desenvolvimento da compaixão e da aceitação e a extraordinária jornada de Auggie os unirá e provará que não é possível se misturar quando se nasce para se destacar.

O livro

Lançado em 2013, "Extraordinário" foi um best-seller absoluto no Brasil e no mundo. A história de Auggie Pullman, um menino com uma severa deformidade facial que precisa enfrentar o estranhamento e o preconceito de crianças e adultos, se tornou uma ode à empatia, à tolerância e à gentileza. “Escolha ser gentil”: um mantra, uma atitude, uma mensagem valiosa para a atualidade.

R.J. Palacio teve a ideia para o livro depois de um encontro em uma sorveteria com uma criança com as mesmas características de Auggie. Um de seus filhos, assustado, começou a chorar, e a escritora não soube como agir ou o que dizer. Mais tarde, a inspiração surgiu. “Fiquei pensando em como era para aquela criança encarar um mundo que não tinha coragem de encará-lo de volta.”

O filme inspirado em "Extraordinário", tem no elenco: Jacob Tremblay, Julia Roberts, Owen Wilson e Sonia Braga.

rjpalacio.jpg

A autora, R.J. Palacio mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Por mais de vinte anos foi diretora de arte e designer gráfica, trabalhando nos livros de outras pessoas enquanto esperava o momento certo para começar o próprio romance. Sua estreia na literatura foi com "Extraordinário", uma comovente história que deu origem a 365 dias extraordinários, Auggie & eu e Diário Extraordinário.

Para ler um trecho do livro, clique aqui.

O filme

MV5BYjFhOWY0OTgtNDkzMC00YWJkLTk1NGEtYWUxNjhmMmQ5ZjYyXkEyXkFqcGdeQXVyMjMxOTE0ODA@._V1_SY1000_CR0,0,648,1000_AL_.jpg

Julia Roberts, Owen Wilson, and Jacob Tremblay in Wonder (2017)

As filmagens foram realizadas no Canadá e nos Estados Unidos: Heritage Woods Secondary School, Port Moody, British Columbia, Canadá, (Theatre); Vancouver, British Columbia, Canadá; Vancouver College, Vancouver, British Columbia, Canadá; Playland, Vancouver, British Columbia, Canadá; Robson Square, Vancouver, British Columbia, Canadá; Manhattan, New York City, New York, USA e Coney Island, Brooklyn, New York, USA.

Entre as curiosidades deste filme, estão: Jacob Tremblay, que interpreta Auggie, e sua família foram para o retiro da associação infantil craniofacial onde Jacob chegou a conhecer e fazer amizade com crianças com a síndrome de Treacher Collins, a mesma síndrome de Auggie.

Esta é a primeira vez que Julia Roberts trabalha com Owen Wilson. Também é o segundo filme em que Julia Roberts interpreta um personagem chamado Isabel, o primeiro como madrasta. Ainda Julia Roberts e Owen Wilson são canhotos. R. J. Palacio, é o pseudônimo da autora do livro, que se chama Raquel Jaramillo.

Para assistir a entrevista de Julia Roberts e Jacob Tremblay sobre esse filme, em inglês, clique aqui.

EXTRAORDINÁRIO WONDER (2017). Gênero: Drama. Elenco: Owen Wilson, Julia Roberts, Jacob Tremblay, Mandy Patinkin. Origem: USA


version 44/s/cinema// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //alfredo passos