Gica Polina

Um espaço para por ideias no lugar certo: no mundo.

  • dança.jpg
    A cultura, a educação e o espaço de cada uma

    Cultura e educação são pilares indissociáveis de uma sociedade? Sim, são. Mas o que se aplica para a educação não se aplica para arte e vice-versa.
    Se educar, no sentido tradicional, pressupõe estabelecer um conjunto de valores e construir saberes, educar para arte pressupõe ler uma obra artística (e eventualmente produzi-la) justamente para desconstruir valores e questionar lugares-comuns. Então, o que garante que uma junção entre as duas searas não vá contribuir negativamente para a produção da arte? Eis o que quero discutir com vocês.

  • 1024px-2015-06-04_16-42-31_piece.jpg
    A tal da Meritocracia, cotas e educação

    Um dos pontos defendidos por alguns programas (Políticos, e não de tv!), a meritocracia é a concessão de benefícios calcada no mérito, no merecimento. O nosso sistema é baseado na meritocracia, desde a pontuação nas provas à promoção no trabalho. Mas, o que ela tem a ver com educação?

  • hate-1216881_640.jpg
    Como lidar com discursos de ódio

    Na contra-mão de toda a visibilidade que setores "minoritários" estão recebendo na última década (?), as visões abertamente intolerantes se disseminam feito erva daninha nas sociedades em geral. Possivelmente, como consequência do espaço que cada luta está conquistando.
    Mas há um grave problema nessa banalização do ódio por tudo e todos que são ou que pensam diferente de nós. Aqui vão alguns mecanismos de que eu me valho para conseguir lidar com os discursos de ódio.

  • simone.jpg
    SIMONE NA CABECEIRA

    Entendendo porque alguns discursos possuem uma tendência a diminuir as mulheres a partir da história de Simone de Beauvoir.