amarse

A vida é mesmo uma coisa efêmera

Ana Karoline

Estudante de psicologia , aos 21 anos tive a minha primeira publicação em jornal. Apaixonada pelo comportamento humano e fascinada por neurociência. Sonhadora, desbravadora e as vezes exagerada. Ridiculamente bem humorada, e amante da vida e de pessoas resilientes.

Transtorno afetivo bipolar ( TAB)

Estudos apontam que cerca de 4% da população adulta sofre com esse transtorno, se não houver tratamento, e uma intervenção imediata por meio de um profissional qualificado o sujeito pode chegar ao extremo , e suicidar- se.


bipolar.jpg

A bipolaridade é uma condição que afeta consideravelmente a vida do sujeito, não somente no âmbito pessoal, mas em todos os contextos. Muitas das vezes pode ser confundida com depressão, todavia é extremamente necessário uma compreensão acerca das principais diferenças entre esses transtornos. A priori é importante assinalar o primeiro quesito que as tornam diferente. Quando falamos de depressão nos referimos a um transtorno unipolar , ou seja possui apenas um polo, já no transtorno bipolar o sujeito oscila entre um estado de mania para um estado depressivo. Essa oscilação pode dificultar o diagnóstico precoce, pois quando o sujeito se encontra na fase de mania , as pessoas que convivem ao seu redor comumente imaginam que esse sujeito apresentou uma melhora do seu quadro depressivo , quando na verdade ele está somente em uma fase de mania .

Diferente da fase depressiva no polo maníaco o sujeito tem uma grande elevação do humor e se torna bastante comunicativo . A bipolaridade, vai além de uma mudança brusca de humor , os estudos apontam que cerca de 4% da população adulta sofre com esse transtorno, se não houver um tratamento, e uma intervenção imediata por meio de um profissional qualificado o sujeito pode chegar ao extremo , e suicidar- se. vamos então destacar as principais características do transtorno bipolar do tipo I.

Fase maníaca

Na fase maníaca ocorre a elevação do humor, o sujeito encontra-se eufórico, expansivo e irritável. De acordo DSM- V ( Manual diagnóstico e estatísticos dos transtornos mentais), as principais características para essa fase são : autoestima inflada ou de grandiosidade, ou seja o individuo acredita ter características que na verdade não possuem. É típico dessa fase o envolvimento em atividades com alto potencial para consequências dolorosas dentre elas estão , relação sexuais com vários parceiros, e comprometer-se financeiramente fazendo compras excessivas e desnecessárias, redução da necessidade do sono, fuga de ideias ou experiência subjetiva de que os pensamentos estão acelerados.

Fase depressiva

A fase depressiva é caracterizada pelo rebaixamento do humor. De acordo com DSM- V ( Manual diagnóstico e estatísticos dos transtornos mentais), as principais características para a fase depressiva são: humor deprimido a maior parte do dia, diminuição de prazer em atividades que antes eram prazerosas, insônia, ou hipersônica, dificuldade de se concentrar, fadiga ou perda de energia, sentimentos de inutilidade, diminuição de peso , mesmo sem fazer dietas, e pensamentos recorrentes de morte.

Resumidamente falando , o transtorno bipolar é uma doença que precisa ser tratada , é importante que haja intervenção de profissionais qualificados. O diagnóstico é feito a partir dos sintomas, e da prevalência em que estes ocorrem, ou seja é necessário o preenchimento de alguns critérios, para um diagnóstico preciso e confiável.Diante da Confirmação do transtorno o sujeito passará a ser acompanhado por um psiquiatra , e concomitante por um psicólogo , ambos irão subsidiar o processo de melhora dos quadros de mania e depressão, todavia estes profissionais só assumiram a conduta de ajudadores se o próprio sujeito aceitar que possui o transtorno e que precisa de cuidados, se isso não ocorrer será invalida a tentativa de ajuda.


Ana Karoline

Estudante de psicologia , aos 21 anos tive a minha primeira publicação em jornal. Apaixonada pelo comportamento humano e fascinada por neurociência. Sonhadora, desbravadora e as vezes exagerada. Ridiculamente bem humorada, e amante da vida e de pessoas resilientes. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// @obvious, @obvioushp //Ana Karoline