antônia no divã

Confissões e devaneios em forma de blog.

Antônia no Divã

Questionadora fervorosa das regras da vida. Viajante viciada em processo de recuperação. Entusiasta da escrita. Uma garota no divã figurado e literal. Autora do blog antonianodiva.com.br

  • airport-sunset.jpg
    Eu adoro aeroporto

    "Aeroporto é minha praia. Meu imaginário construído sobre concreto e asas. Ahhh são meus pés no chão e a cabeça no céu. Aeroporto é a confirmação em matéria física de que tudo é transitório, passageiro. Passageiro, sabe, assim como você e eu". - Antônia no Divã

  • antonianodiva
    Procrastinação, sabotagem e a sina de não se achar bom o bastante

    Autocrítica, medo, procrastinação, todos os sintomas da auto-sabotagem disfarçados de ponderações. @antonianodiva

  • 2015-03-20-1426853494-9761329-iStock_000026246607_Large.jpg
    Não diga eu te amo, diga vamos viajar!

    Viajar é um ato de amor próprio. E dividir esses momentos especiais é algo sublime.

  • IMG_0411-1024x454.jpg
    Como você trata quem te serve?

    A situação toda da casa de shows me fez pensar que a gente vive jogando a culpa da enorme diferença social do país nos grandes poderosos, no governo e na educação – mas se esquece que a falta de educação não vê declaração de imposto de renda. A falta de educação de gente “esclarecida” oprime nos pequenos e grandes atos, e faz a diferença na menor das unidades da sociedade, uma pessoa só pode fazer um estrago.

  • Untitled-design-2-672x350.png
    Cuide de seus pais

    Quando foi mesmo que nós filhos, nos tornamos tão mal agradecidos? Por que nos preparamos para cuidarmos de bebês incapazes, e não fazemos o mesmo com os nossos pais quando eles se tornam incapazes?

  • antônia no divã - ditadura.jpg
    A ditadura burra do saber tudo

    Sempre ouvi dizer que se eu fosse a pessoa mais inteligente da sala, eu provavelmente estaria na sala errada. Então não saber alguma coisa, deveria ser visto como um luxo e uma oportunidade. Não é?

  • Untitled design (10).jpg
    Desculpe o transtorno, mas eu cansei de falar de ex

    Eu demorei muito tempo para parar de remexer no meu passado, e confesso que meus ex-amores só tornaram-se amigos com esforço mútuo, tempo e espaço. Porque antes de falar de ex, é preciso fazer uma faxina na bagunça que é uma separação.

  • crianca_guerra_siria_aleppo-1.jpg
    Os meninos que vão mudar o mundo
    Ele não tem nem 6 anos. Tem o corpo mirrado como de um menino que corre demais e se alimenta de menos, por mais que a mãe insista que ele termine o almoço antes de voltar a brincar. O barulho interrompe a história que o pai contava antes do ...
  • 3-2-1320x660 (1).jpg
    Comunicação vazia e o saco cheio
    É impressionante como o tempo nunca é, nem nunca foi, amigo das mulheres. A gente parece que tá sempre atrasada para algum feito ou efeito do nosso corpo/comportamento na agenda da sociedade. “Já menstruou?”, “Logo você vai ter corpo de ...
  • Untitled design (53).jpg
    Por que meu gozo te incomoda?

    Atirador da boate Pulse frequentava boate gay e estava cadastrado em aplicativos de interação entre homossexuais. Ora alegava sentir-se incomodado, ora atraído. Uns o chamam de enrustido, outros de perturbado. E foi num rito de alegria que ele explodiu a sua raiva. Talvez porque alegria de muitos incomoda aqueles que não conseguem encontra-la. Para uns a alegria é uma escolha, pra outros é um país distante. Homossexuais do mundo inteiro sofrem retaliações em menor ou maior escala. A população LGBT inteira é privada de inúmeros direitos sob as mais estapafúrdias justificativas. A pergunta que lhes ocorre deve ser sempre a mesma: Por que meu gozo te incomoda?

  • a filha de alguém 2.jpg
    A filha de alguém

    Não tem como não falar de abuso em primeira pessoa. Todas nós temos uma história. Não tem como não ter textão em protesto. Não tem mais como ficar calada. Por uma, por todas. Abuso nunca mais.

    "Esses caras tinham irmãs, mães, tias, amigas, mas eu não era nenhuma delas. Eu era a filha de outro alguém. Irmã, de outro alguém. Talvez uma vagabunda, ou uma qualquer. Eu não podia ser só uma mulher, tinha que ser propriedade, objeto, descartável."

  • Thumbnail image for o-melhor-lugar-do-mundo-antônia-no-divã-blog-672x350.jpg
    O melhor lugar do mundo

    Gosto dos abraços despretensiosos de reencontros casuais, que animam a rotina, despertam as borboletas e acalmam a mente. Lembro com carinho de todos os abraços que nunca mais visitei, os de amigos distantes, ou de amores que não estão mais por perto, como aqueles de vó e de vô, sabe? Tem abraços que a gente daria um braço para ter de volta, de tão bem que nos fizeram. E aqueles que a gente ainda quer descobrir. Ou ainda que nem imagina o quanto nos farão suspirar, serenar e até embalar o início de uma dança. Abraços que curam, que não julgam, que protegem. O melhor lugar do mundo é aquele que promove o altruísmo, a humildade, e claro, a aproximação de dois corações. Ou mais, se for um montinho!

  • 20150501-dancing-woman-sunset-sunshine-happiness-prezent-moment-now.jpg
    Aos meus erros, obrigada
    2016 está me parecendo meio zicado sabe? Além do pandemônio em volta do zika vírus, a economia parece que segue doente, a política celebra o grande circo que sabe ser, e o social anda em pé de guerra com o politicamente correto. Sim, o ...
  • olhar.jpg
    Olhos que sorriem

    Crescendo, percebi que o que mais me atraia nas pessoas era a maneira como elas sorriam. Passei a dividir o mundo entre pessoas que sorriem ou não com os olhos. Desconfiava de quem se resumia a mostrar-me os dentes. Tratando-se de afeição, carinho ou paixão, todo tipo de grandeza para mim definia-se nos desenhos emoldurados por cílios e sobrancelhas.

  • Django.jpg
    Adote um humano

    A despedida pode ser um recomeço. E perder um amigo - talvez o melhor amigo - é também ter chance de ser abraçado por outro.

Site Meter