antônia no divã

Confissões e devaneios em forma de blog.

Antônia no Divã

Questionadora fervorosa das regras da vida. Viajante viciada em processo de recuperação. Entusiasta da escrita. Uma garota no divã figurado e literal. Autora do blog antonianodiva.com.br

  • photo-1515463626042-123ab67dcaa7.jpg
    O espelho quebrado

    Sabe aquela coisa de “não gosto da fulana, não sei porque, o nosso santo não se bate”. Às vezes “o nosso santo não se bate”, é simplesmente porque o santo é parecido. Ou porque gostaríamos que fosse.

  • eu-queria-ser-so-mulher.jpg
    Eu queria ser só mulher

    Eu queira ser só mulher. Sim, só mulher, assim como homens são só homens.

  • Thumbnail image for nebo-oblaka-pejzazh-38725.jpg
    Alô, é do céu?

    A maioria das pessoas dedica boa parte do seu luto procurando uma prova de que possa existir contato com quem já se foi, simplesmente porque o silêncio da perda é ensurdecedor.

  • eu-preciso-falar-de-amor-1068x558.jpg
    Eu preciso falar de amor

    Eu relutei falar sobre esse amor, como alguém que protege algo muito raro dos olhos do mundo. Mas amor é uma daquelas coisas que odeiam silêncios, discrições e amarras. O amor quando bate mesmo, é tão discreto quanto uma tatuagem na testa.

  • Untitled-design-36-672x350.jpg
    Todo mundo mente

    Não sou hipócrita ou idealista para imaginar um mundo sem mentiras. Todo mundo mente e eu entendo. A pergunta de fato não é quem mente, uma vez constado que é natural do ser humano a inversão ou inventabilidade da verdade. A pergunta é quem de nós já mentiu o suficiente pra esquecer-se das próprias verdades?

  • airport-sunset.jpg
    Eu adoro aeroporto

    "Aeroporto é minha praia. Meu imaginário construído sobre concreto e asas. Ahhh são meus pés no chão e a cabeça no céu. Aeroporto é a confirmação em matéria física de que tudo é transitório, passageiro. Passageiro, sabe, assim como você e eu". - Antônia no Divã

  • antonianodiva
    Procrastinação, sabotagem e a sina de não se achar bom o bastante

    Autocrítica, medo, procrastinação, todos os sintomas da auto-sabotagem disfarçados de ponderações. @antonianodiva

  • 2015-03-20-1426853494-9761329-iStock_000026246607_Large.jpg
    Não diga eu te amo, diga vamos viajar!

    Viajar é um ato de amor próprio. E dividir esses momentos especiais é algo sublime.

  • IMG_0411-1024x454.jpg
    Como você trata quem te serve?

    A situação toda da casa de shows me fez pensar que a gente vive jogando a culpa da enorme diferença social do país nos grandes poderosos, no governo e na educação – mas se esquece que a falta de educação não vê declaração de imposto de renda. A falta de educação de gente “esclarecida” oprime nos pequenos e grandes atos, e faz a diferença na menor das unidades da sociedade, uma pessoa só pode fazer um estrago.

  • Untitled-design-2-672x350.png
    Cuide de seus pais

    Quando foi mesmo que nós filhos, nos tornamos tão mal agradecidos? Por que nos preparamos para cuidarmos de bebês incapazes, e não fazemos o mesmo com os nossos pais quando eles se tornam incapazes?

  • antônia no divã - ditadura.jpg
    A ditadura burra do saber tudo

    Sempre ouvi dizer que se eu fosse a pessoa mais inteligente da sala, eu provavelmente estaria na sala errada. Então não saber alguma coisa, deveria ser visto como um luxo e uma oportunidade. Não é?

  • Untitled design (10).jpg
    Desculpe o transtorno, mas eu cansei de falar de ex

    Eu demorei muito tempo para parar de remexer no meu passado, e confesso que meus ex-amores só tornaram-se amigos com esforço mútuo, tempo e espaço. Porque antes de falar de ex, é preciso fazer uma faxina na bagunça que é uma separação.

  • crianca_guerra_siria_aleppo-1.jpg
    Os meninos que vão mudar o mundo
    Ele não tem nem 6 anos. Tem o corpo mirrado como de um menino que corre demais e se alimenta de menos, por mais que a mãe insista que ele termine o almoço antes de voltar a brincar. O barulho interrompe a história que o pai contava antes do ...
  • 3-2-1320x660 (1).jpg
    Comunicação vazia e o saco cheio
    É impressionante como o tempo nunca é, nem nunca foi, amigo das mulheres. A gente parece que tá sempre atrasada para algum feito ou efeito do nosso corpo/comportamento na agenda da sociedade. “Já menstruou?”, “Logo você vai ter corpo de ...
  • Untitled design (53).jpg
    Por que meu gozo te incomoda?

    Atirador da boate Pulse frequentava boate gay e estava cadastrado em aplicativos de interação entre homossexuais. Ora alegava sentir-se incomodado, ora atraído. Uns o chamam de enrustido, outros de perturbado. E foi num rito de alegria que ele explodiu a sua raiva. Talvez porque alegria de muitos incomoda aqueles que não conseguem encontra-la. Para uns a alegria é uma escolha, pra outros é um país distante. Homossexuais do mundo inteiro sofrem retaliações em menor ou maior escala. A população LGBT inteira é privada de inúmeros direitos sob as mais estapafúrdias justificativas. A pergunta que lhes ocorre deve ser sempre a mesma: Por que meu gozo te incomoda?