Beleza não se põe à mesa
Já dizia Vinícius (o de Moraes) “As muito feias que me perdoem. Mas beleza é fundamental.” E assim ele passava sua “Receita de Mulher”. Ora, mas o que se classificaria como beleza? Ou melhor, o que se classificaria como muito feia?
Visto que a beleza pode ser muito relativa de acordo com a cultura, época, e, principalmente, gosto, como realmente definir uma receita da mulher que possui beleza o suficiente para se tornar fundamental?
Não vou falar sobre os estereótipos ditados pela moda sobre tipo de cabelo, altura e peso ideais. Isso seria muito superficial. Penso que a beleza fundamental não pode estar tão limitada às características físicas.
Atualmente, os estereótipos físicos têm sido constantemente debatidos. Sim, o meu cabelo africano, meu corpo com alguns quilos a mais, minha baixa estatura, minhas pernas finas, meu cabelo muito liso, minha pele pálida, minha pele negra, nenhuma dessas características devem ser parâmetro para incluir ou, principalmente, excluir a minha presença na lista das mulheres mais lindas. Isso é coisa de quem exige uma determinada beleza quando não tem nenhuma a oferecer!
Mas eu concordo com o poeta! Beleza é fundamental sim!
Aquela mulher que sorri mesmo quando a vida lhe passa muitas rasteiras, que se levanta quantas vezes forem preciso, que se doa, que se entrega ao amor, que batalha sem reclamar, que sonha, que é dona de si, que é romântica, que chora sem medo do que vão pensar, que não para mesmo quando o mundo parece desacreditar, que é independente, que é feliz... Essa mulher que carrega a beleza dentro dela, que encanta a todos ao seu redor, que provoca admiração, que desperta paixões... É essa mulher que não liga se dizem que seu cabelo é pixaim, que ignora comentários sobre dieta, que corre na chuva sem medo de estragar o cabelo, beija com vontade sem medo de borrar o batom, tira as roupas depressa sem se importar se irão amassar, essa mulher é aquela que é fundamental!
Essas mulheres não estão pedindo a sua aprovação. Nem sequer ligam para o que você pensa sobre elas. Estão mais preocupadas em vencer, sentem orgulho de si mesmas porque sabem que mesmo que o mundo continue estereotipando a beleza feminina, elas são mais do que isso! E não se importam com o que vão dizer sobre sua vida despretensiosa, pensam mais no que vale a pena. Ser valorizada vale a pena, ser bem tratada vale a pena, ser respeitada vale a pena... Sortudo aquele que enxerga a verdadeira beleza da mulher, não aquela que o tempo vai cobrar, não aquela que se admira, se acostuma, e se esquece, mas aquele tipo de beleza que não envelhece, não morre... Aquele cujo encanto permanece porque provem de suas atitudes, suas ideias e teu jeito de encarar a vida!