arcano do aleph

“Alho e safiras na lama...” T.S. Eliot, Quatro quartetos, 1943

Thiago Castilho

Advogado e escritor, um homem de leis e letras. Acredito que a arte pode “ensinar a viver”. Ensinar a viver significa ensinar a lutar pelos seus direitos e a amar melhor a si e a toda humanidade. Adquirir o conhecimento e transformá-lo em sabedoria de vida no palimpsesto do pensamento. Eis meu ideal intelectual que busca realizar a experiência do autoconhecimento, não sei até se do absoluto e talvez do Sublime aplacando assim minha angústia existencial, sem soteriologia, porque ao contrário de Heidegger não acho que somos seres-para-a-morte, mas seres-para-a-vida e seres-para-o-amor.

  • giovanine.JPG
    A DESPEDIDA QUE NÃO HOUVE

    A culpa não foi minha. Era impossível não amá-la. Eu era um poeta e ela era uma musa meiga de Nabokov. O que será que aconteceu com ela, Jesus? Será que virou atriz da Globo? Será que está presa numa ilha?

  • respeitooo13.jpg
    WAACK DO OUTRO LADO DO PARAÍSO

    Minha opinião: o Waack se desculpou e voltou para casa odiando ainda mais os pretos, mas pelo menos ele pensará duas vezes antes de falar o que não deve. Ou seja, não importa o que o Waak sente, mas o que ele faz. Racismo é crime. Acabou.

  • direito penal 4.jpg
    TEORIA DO CRIME

    Antes de tudo, o Direito Penal serve para pacificar nossos conflitos. Ele é o guardião da sociedade e é profundamente humano. Ele também é a ciência que define o que é crime. Você sabe o que é crime? Vade Mecum (Vem comigo). Abaixo: uma seleção de conceitos jurídico-penais básicos.

  • freudabsoluto.jpg
    FELICIDADE FREUDIANA

    O que é a felicidade?

  • familia-em-crise-mat.jpg
    FREUD E A FAMÍLIA

    A criação ideal de uma criança é feita por um casal que se ama e se respeita. Tudo é uma questão de sensibilidade, sabedoria e bom senso. Afinal, quem colocaria a saúde mental dos próprios filhos em risco por uma relação fadada ao fracasso, sem amor?

  • AecionevesPSDB.jpg
    DO AÉCIO OU DO ABUTRE

    Os companheiros de partido de Aécio já o consideram um espectro, isto é, um ser que faz parte do mundo dos mortos. Essa consideração faz parte da tirania e da hipocrisia da grande família que é o Congresso Nacional.

  • coreiadonorte.jpg
    NOTAS SOBRE UM DITADOR

    Uma vez que sua liberdade é cerceada ou violada sob qualquer pretexto você está sendo brutalmente prejudicado e deve impor resistência e exigir seu restabelecimento. Isso numa democracia, é claro. Mas como resistir e lutar na Coréia do Norte?

  • flavio.png
    EVOLUIR E MUDAR

    Uma coisa é certa: quem não muda se ferra. Evoluir e mudar é sobretudo uma questão de autoconhecimento, força de vontade e fortalecimento da auto-estima.

  • violencia psicológica.jpg
    DOS DIREITOS HUMANOS

    Os direitos humanos não são uma panacéia política, mas uma referência jurídica estrutural, universal e atemporal. A ética, a justiça e a solidariedade são seu legado. Eles são indispensáveis para podermos viver uma vida digna, livre e igualitária enquanto seres humanos, mortais, terrestres e temporais.

  • constituiçãooo.jpg
    DA CONSTITUIÇÃO

    Constituição é a Lei fundamental de um Estado, ou seja, é o conjunto de normas que organiza os elementos constitutivos do Estado. O ordenamento jurídico de um país é formado pela Constituição e as normas infraconstitucionais.

  • recomece sua vida.png
    CRÔNICA DE CARNAVAL

    Segundo o Cortella a ética é a solução para a crise do Brasil e, por extensão, da nossa. Se isso for verdade basta colocar em prática seus fundamentos, ou seja, o respeito aos nossos direitos subjetivos e o respeito aos direitos alheios.

  • adélia prado.jpg
    DO AMOR, DA LIBERDADE

    Naturalmente cada um tem um critério de valor. O amor é uma escolha pessoal. Mas uma coisa é certa: o amor para ser bem-sucedido e vitalício precisa cultivar a arte da amizade. Assim, as partes respeitam a individualidade uma da outra e se completam.

  • Bailarina grávida.jpg
    2016: O ANO DA NEVE NO DESERTO

    O ano em que nevou no deserto do Saara, do vazio fantasmagórico da alma e que perdemos o poeta Ferreira Gullar, o escritor Umberto Eco, o pugilista americano Muhammad Ali, o revolucionário, político e ex-presidente cubano Fidel Castro, etc...

  • UM LUGAR AO SOL

    Assim caminha a humanidade na voragem do vício onde os brutos também amam. E o sublime amor pode ser fatal. Resta-nos uma última pergunta a ser feita na solidão dos sonhos: até que ponto você chegaria por um lugar ao sol?

  • Trump.jpg
    UM PSICOPATA NO PODER

    Esse psicopata não respeita o ser humano, não respeita os sentimentos dos outros, não tem consciência. Tudo que ele faz é manipular as pessoas através do medo e incitar o ódio as diferenças que fizeram os EUA rico e grandioso.