arcano do aleph

“Alho e safiras na lama...” T.S. Eliot, Quatro quartetos, 1943

Thiago Castilho

Advogado e escritor, um homem de leis e letras. Acredito que a arte pode “ensinar a viver”. Ensinar a viver significa ensinar a lutar pelos seus direitos e a amar melhor a si e a toda humanidade. Adquirir o conhecimento e transformá-lo em sabedoria de vida no palimpsesto do pensamento. Eis meu ideal intelectual que busca realizar a experiência do autoconhecimento, não sei até se do absoluto e talvez do Sublime aplacando assim minha angústia existencial, sem soteriologia, porque ao contrário de Heidegger não acho que somos seres-para-a-morte, mas seres-para-a-vida e seres-para-o-amor.

  • VICIOS_VONTADE.png
    VÍCIOS DO NEGÓCIO JURÍDICO

    Sobre a teoria geral do negócio jurídico e os vícios do negócio jurídico

  • amigo.jpg
    A FÊNIX

    "Sentia mesmo que era mesmo diferente
    Sentia que aquilo ali não era o seu lugar
    Ele queria sair para ver o mar
    E as coisas que ele via na televisão
    Juntou dinheiro para poder viajar
    De escolha própria, escolheu a solidão" Faroeste Caboclo, Legião Urbana

  • FB_IMG_1557550199796.jpg
    MAMUSCA

    Sobre minha história com minha maravilhosa mãe

  • maxresdefault.jpg
    KIT DE ANO-NOVO DO THIAGO CASTILHO

    Um kit de feliz Ano-novo com recomendações de livro, filme e curso para fechar o ano de 2018 com chave de ouro e abrir o ano de 2019 com chave de diamante. Sirvam-se!

  • mundinhocão.jpg
    SOBRE MENINAS E LOBOS

    “A violência contra a mulher é histórica e cultural e deve aumentar à medida que a consciência feminina trouxer essa questão cada vez mais à tona para debate."

  • esquemático.jpg
    LIÇÕES DE CRIMINOLOGIA

    A criminologia é o conjunto de conhecimentos a respeito do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso, bem como da personalidade do criminoso e da maneira de ressocializá-lo.

  • Salvar.jpg
    A FÊNIX

    “_Você é feliz?
    _Sim.
    (...)
    _Eu menti quando disse que era feliz. Não somos felizes. Somos prisioneiras. Somos estupradas.” O conto da Aia

  • O outro lado do paraíso.jpg
    O OUTRO LADO DO PARAÍSO

    Além da racista debochada, do amigo da onça, do sedutor sexual e do sociopata prepotente temos um delegado pedófilo que abusou da enteada em sua infância. Ou seja, um monstro imperdoável. Não posso me esquecer da cereja do bolo do mal, ou seja, Sofia, simplesmente uma psicopata...

  • sil.jpg
    O PIOR JÁ PASSOU

    Não podemos negar o Holocausto assim como não podemos negar nosso holocausto pessoal, quando ele existe, nem podemos negar o holocausto prisional brasileiro. Por exemplo, em certos casos a prisão provisória é levada a efeito com o único objetivo de forçar alguém a fazer um acordo de deleção premiada.

  • violencia.jpg
    FAZ PARTE DA CURA O DESEJO DE SER CURADO

    Infelizmente não são só crianças que são abusadas e a forma de abuso não é apenas sexual. Ela também é emocional. Uma pessoa, uma menina ou mulher que é constantemente abusada desenvolverá alguns dos sintomas citados acima como a extrema submissão e o indevido sentimento de culpa em relação a tudo.

  • giovanine.JPG
    A DESPEDIDA QUE NÃO HOUVE

    A culpa não foi minha. Era impossível não amá-la. Eu era um poeta e ela era uma musa meiga de Nabokov. O que será que aconteceu com ela, Jesus? Será que virou atriz da Globo? Será que está presa numa ilha?

  • respeitooo13.jpg
    WAACK DO OUTRO LADO DO PARAÍSO

    Minha opinião: o Waack se desculpou e voltou para casa odiando ainda mais os pretos, mas pelo menos ele pensará duas vezes antes de falar o que não deve. Ou seja, não importa o que o Waak sente, mas o que ele faz. Racismo é crime. Acabou.

  • direito penal 4.jpg
    TEORIA DO CRIME

    Antes de tudo, o Direito Penal serve para pacificar nossos conflitos. Ele é o guardião da sociedade e é profundamente humano. Ele também é a ciência que define o que é crime. Você sabe o que é crime? Vade Mecum (Vem comigo). Abaixo: uma seleção de conceitos jurídico-penais básicos.

  • freudabsoluto.jpg
    FELICIDADE FREUDIANA

    O que é a felicidade?

  • familia-em-crise-mat.jpg
    FREUD E A FAMÍLIA

    A criação ideal de uma criança é feita por um casal que se ama e se respeita. Tudo é uma questão de sensibilidade, sabedoria e bom senso. Afinal, quem colocaria a saúde mental dos próprios filhos em risco por uma relação fadada ao fracasso, sem amor?