arcano do aleph

“Alho e safiras na lama...” T.S. Eliot, Quatro quartetos, 1943

Thiago Castilho

Advogado e escritor, um homem de leis e letras. Acredito que a arte pode “ensinar a viver”. Ensinar a viver significa ensinar a lutar e a amar melhor a si e a toda humanidade. Adquirir o conhecimento e transformá-lo em sabedoria de vida no palimpsesto do pensamento. Eis meu ideal intelectual que busca realizar a experiência do autoconhecimento, não sei até se do absoluto e talvez do Sublime aplacando assim minha angústia existencial, sem soteriologia, porque ao contrário de Heidegger não acho que somos seres-para-a-morte, mas seres-para-a-vida e seres-para-o-amor. E “tornar-me senhor de mim mesmo” é o meu grande objetivo em busca de uma vida que vale a pena ser vivida.

  • flavio.png
    EVOLUIR E MUDAR

    Uma coisa é certa: quem não muda se ferra. Evoluir e mudar é sobretudo uma questão de autoconhecimento, força de vontade e fortalecimento da auto-estima.

  • violencia psicológica.jpg
    DOS DIREITOS HUMANOS

    Os direitos humanos não são uma panacéia política, mas uma referência jurídica estrutural, universal e atemporal. A ética, a justiça e a solidariedade são seu legado. Eles são indispensáveis para podermos viver uma vida digna, livre e igualitária enquanto seres humanos, mortais, terrestres e temporais.

  • constituiçãooo.jpg
    DA CONSTITUIÇÃO

    Constituição é a Lei fundamental de um Estado, ou seja, é o conjunto de normas que organiza os elementos constitutivos do Estado. O ordenamento jurídico de um país é formado pela Constituição e as normas infraconstitucionais.

  • recomece sua vida.png
    CRÔNICA DE CARNAVAL

    Segundo o Cortella a ética é a solução para a crise do Brasil e, por extensão, da nossa. Se isso for verdade basta colocar em prática seus fundamentos, ou seja, o respeito aos nossos direitos subjetivos e o respeito aos direitos alheios.

  • adélia prado.jpg
    DO AMOR, DA LIBERDADE

    Naturalmente cada um tem um critério de valor. O amor é uma escolha pessoal. Mas uma coisa é certa: o amor para ser bem-sucedido e vitalício precisa cultivar a arte da amizade. Assim, as partes respeitam a individualidade uma da outra e se completam.

  • Bailarina grávida.jpg
    2016: O ANO DA NEVE NO DESERTO

    O ano em que nevou no deserto do Saara, do vazio fantasmagórico da alma e que perdemos o poeta Ferreira Gullar, o escritor Umberto Eco, o pugilista americano Muhammad Ali, o revolucionário, político e ex-presidente cubano Fidel Castro, etc...

  • UM LUGAR AO SOL

    Assim caminha a humanidade na voragem do vício onde os brutos também amam. E o sublime amor pode ser fatal. Resta-nos uma última pergunta a ser feita na solidão dos sonhos: até que ponto você chegaria por um lugar ao sol?

  • Trump.jpg
    UM PSICOPATA NO PODER

    Esse psicopata não respeita o ser humano, não respeita os sentimentos dos outros, não tem consciência. Tudo que ele faz é manipular as pessoas através do medo e incitar o ódio as diferenças que fizeram os EUA rico e grandioso.

  • BARATAS.jpg
    DIGA “NÃO” A PESTE DO PRECONCEITO

    É mais ou menos assim que o preconceito age em nossas cabeças quando não possuímos filtro crítico: você não vê as pessoas como elas são, mas como disseram que elas são e, em geral, elas são mais parecidas com você do que você imagina, com as mesmas necessidades, sonhos e faculdades

  • trump-hillary.jpg
    SE EU FOSSE VOCÊ, MULHER...

    Se Trump vencer nos EUA só prova o que já sabemos: os EUA são a nação mais machista, preconceituosa e podre da Terra. Pior para eles e para nós. Mas se Hillary ganhar significa que a era de abusos absurdos não é mais tolerável por gente do bem.

  • 15.jpg
    DO VELHINHO, DO AMOR

    Em suma, para ser feliz no amor é preciso ter sorte de amar e ser amado (o que não deixa de ser um privilégio raro, se for sincero) e ser sofisticado, ou seja, cultivar a igualdade no interior da vida conjugal tratando o outro como gostaria de ser tratado...

  • política13.jpg
    TRÊS TITÃS DO CONHECIMENTO

    O primeiro pensamento que nos vem a mente está quase sempre contaminado pelo lugar comum. Por isso é preciso depurá-lo e depurá-lo até que toda areia escoe e só reste o ouro na tela. A política não é o problema. A política é a solução. Os políticos são o problema. Eis a questão. Que seiva suja é essa que envenena o espírito do cidadão?

  • santo-tereza-velhochico-im-1.jpg
    REFLEXÕES SOBRE A MORTE

    Sócrates especulava binariamente que “A morte é uma de duas coisas… Ou é aniquilação, e os mortos não têm consciência de qualquer coisa; ou, como nos é dito, é realmente uma mudança: uma migração da alma de um lugar para outro.” Apostas?

  • mulher da minha vida.jpg
    PARA A MULHER DA MINHA VIDA

    Um poema de amor talvez para você

  • mage.jpg
    CONTÁGIO – EPIDEMIA MORTAL

    Hoje me lembrei desse filme paternal e foi irresistível escrever uma pequena crônica do nada sem pesquisa, apenas com minha “memória afetiva” da experiência de ter assistido a esse comovente filme. Um dia espero assisti-lo com minha filha. Feliz dia dos pais!

Site Meter