arcano do aleph

“Alho e safiras na lama...” T.S. Eliot, Quatro quartetos, 1943

Thiago Castilho

Advogado e escritor, um homem de leis e letras. Acredito que a arte pode “ensinar a viver”. Ensinar a viver significa ensinar a lutar e a amar melhor a si e a toda humanidade. Adquirir o conhecimento e transformá-lo em sabedoria de vida no palimpsesto do pensamento. Eis meu ideal intelectual que busca realizar a experiência do autoconhecimento, não sei até se do absoluto e talvez do Sublime aplacando assim minha angústia existencial, sem soteriologia, porque ao contrário de Heidegger não acho que somos seres-para-a-morte, mas seres-para-a-vida e seres-para-o-amor. E “tornar-me senhor de mim mesmo” é o meu grande objetivo em busca de uma vida que vale a pena ser vivida.

SÉRIES JURÍDICAS

Quatro quartetos de séries jurídicas para quem ama uma boa história de tribunal


Acima: crítica cinematográfica da incrível Isabela Boscov sobre The Good Wife, pelo direito de recomeçar

“Advogados caros vencem os promotores por que é mais fácil provar a dúvida que a culpa." SHARK

O mundo jurídico fascina juristas e leigos. E essa fascinação se reflete no cinema e na televisão, em que deliciosas tramas forenses são arquitetadas entre crimes, processos e julgamentos. A rigor, os personagens são poderosos e os casos polêmicos. Nós selecionamos uma dose quádrupla do que há de melhor em matéria de seriado de direito, por assim dizer, e oferecemos aos senhores, nossos amigos e leitores louváveis, embora em forma de "precárias sínteses" como dizia Drummond. Seja como for, não importa o teatro do cotidiano, ao final do dia devemos ser quem nós somos. Assim, preparem a pipoca e vamos as séries jurídicas. Embriaguem-se na linfa e luz das leis!

shark9pvnx8.jpg “Existe outra razão pela qual eu escolhi você. Algo que você não entende e talvez nunca entenderá. Você precisa de mim.” Filha adolescente do durão promotor de justiça Shark, explicando porque escolheu ficar com ele e não com sua mãe quando o juiz da vara de família lhe questionou a cerca de sua preferência.

MEDALHA DE BRONZE

Shark é uma telessérie policial norte-americana de 2006. O enredo gira em torno das batalhas judiciais de Sebastian Stark, um antigo advogado de defesa que aceita trabalhar para a promotoria de Los Angeles após o desfecho dramático de um dos seus casos. A série dedica-se também a psicologar o problemático e terno relacionamento familiar do promotor com sua filha impúbere. Para Shark é mais fácil detonar bandidos perigosos do que ser pai. Por fim, há uma curiosidade singular em Shark, ele possuí uma réplica do tribunal em casa. Assim, esse poderoso promotor-predador pode simular os julgamentos e aperfeiçoar suas estratégias e ataques de tubarão.

damages-2.jpg Executivo bilionário corrupto: “Sei que você não dá a mínima para a justiça, Patty. Então, o que quer?” Patty Hewes: “Quero sua desgraça. Quero uma história para apagar todos os seus lucros. Quero que sinta a repugnância nos olhos de seus filhos quando virem sua vergonha.”

MEDALHA DE PRATA

Damages é uma refinada série de ficção jurídica da televisão estadunidense. A primeira temporada gira em torno de uma brilhante e impiedosa advogada (Glenn Close ou Patty Hewes) tentando ganhar uma ação judicial contra o ex-chefe executivo de operações de uma empresa (Ted Danson), em favor dos seus ex-trabalhadores, por quaisquer meios necessários. Damages é puro suspense e te engana o tempo todo. Cuidado com elas!

boston.jpg “Nunca perdi, nunca perderei. Eu sou o melhor advogado do mundo. Você conhece a piada do cara que morre e vai para o portão do céu? São Pedro deixa ele entrar e ele vê um cara fazendo uma defesa oral. Aí ele pergunta para São Pedro: ‘Quem é?’ Ao que São Pedro responde: ‘Ah, é Deus. Ele pensa que é Denny Crane.’”.Denny Crane

MEDALHA DE OURO

Boston Legal é um seriado jurídico norte-americano que se tornou o meu favorito por motivos óbvios, é genial, dramático e irônico. Se Boston Legal pudesse se auto-traduzir em palavras diria, copiando Danny Crane: “Eu sou tão bom que nem eu acredito.”.

Enredo: Alan Shore (Spader) e Denny Crane (Shatner) lideram uma brigada de milionários processos em um prestigiado escritório de advocacia de Boston, chamado Crane, Poole & Schimdt, em uma série focada na vida pessoal e profissional de um grupo de brilhantes e emotivos advogados. Essa dupla insuperável de super-advogados têm que defender casos impossíveis, e outros um tanto quanto bizarros, e no final saem sempre vitoriosos. Nem a doença da vaca louca que acomete Denny parece atrapalhar o sucesso dos advogados. O seriado tem uma ação dinâmica e humor negro irresistível, confrontando os problemas sociais e morais enquanto os advogados tentam conquistar fama, fortuna e felicidade.

good_wife_headline.jpg "Sim, eu mudei." Alicia Florrick

MEDALHA DE DIAMANTE

Atualmente, confessamos que a única série jurídica que seguimos é The Good Wife (A boa esposa). Inteligente, elegante e inspiradora. Narra à evolução intelectual, moral e profissional da personagem principal Alicia Florrick que vai de dona de casa traída, submissa e mumificada para uma advogada brilhante, independente e implacável defensora dos direitos de seus clientes. Recomendamos todas para quem ama o Direito, a lei e a justiça. Um beijo, kids!

“Estou tendo uma ereção. Isso é um bom sinal. Que o julgamento comece. Estou pronto." Danny Crane


Thiago Castilho

Advogado e escritor, um homem de leis e letras. Acredito que a arte pode “ensinar a viver”. Ensinar a viver significa ensinar a lutar e a amar melhor a si e a toda humanidade. Adquirir o conhecimento e transformá-lo em sabedoria de vida no palimpsesto do pensamento. Eis meu ideal intelectual que busca realizar a experiência do autoconhecimento, não sei até se do absoluto e talvez do Sublime aplacando assim minha angústia existencial, sem soteriologia, porque ao contrário de Heidegger não acho que somos seres-para-a-morte, mas seres-para-a-vida e seres-para-o-amor. E “tornar-me senhor de mim mesmo” é o meu grande objetivo em busca de uma vida que vale a pena ser vivida..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Thiago Castilho
Site Meter