Peer to Peer


A Cachelogic, uma empresa dedicada à solução de problemas relacionados com o tráfego P2P, publicou recentemente um estudo baseado em tráfego real recolhido em diversos ISPs mundiais. O Problema do P2P começa a ser crónico, em parte pela facilidade fornecida pelas actuais ferramentas, que permitem a troca de largos volumes de software, mas também pelo facto do actual paradigma de banda larga assentar em pressupostos da assimetria da comunicação. Há meia dúzia de anos, era um facto que um vulgar utilizador consumia mais conteúdos do que produzia, ou seja, o volume de downloads era superior ao de uploads. Actualmente, graças a tecnologias P2P o cenário equlizou-se, sendo o utilizador comum um potencial fornecedor de conteúdo.

Isto coloca vários problemas em termos de planeamento de largura de banda, nomeadamente na "ultima milha" de distribuição. Actualmente experimentam-se graves problemas de lentidão no download unicamente por questões relacionadas com a saturação do canal de uplink. Por mecanismos inerentes da comuniação utilizando protocolos TCP/IP, é necessário assegurar que o retorno de feedback (acknowledge) chegue em tempo óptimo ao servidor de destino, para que este, em contrapartida, continue a enviar informação a um ritmo elevado. Por vezes, dadas as capacidades multitask dos actuais sistemas operativos, esquecemo-nos da aplicação P2P a correr em background, sendo isto o suficiente para experimentarmos uma grande lentidão em acessos a páginas e outros serviços. A caminho mais simples é culpar o ISP ou o site remoto, mas nem sempre a explicação é essa.

No entanto, será que os ISPs não podem de facto fazer nada? Haverá formas de optimizar tecnologias do tipo "best effort distribuído"? Nesta apresentação é feito um estado da arte do P2P e como esta tecnologia se posiciona no actual cenário global de Internet. Link


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/tecnologia// //obvious magazine