OBVIOUS dá 40% desconto na Amazon

George Orwell - 1984

Maquiavel



Maquiavel

"Todos vêem o que pareces, poucos sentem o que és."

(Maquiavel)

Italiano. Filósofo, historiador, político e filósofo político. Nicolau Maquiavel nasceu em 3/5/1469, Florença. Faleceu em 22/6/1527, Florença. É o fundador do pensamento político moderno, cujos escritos sobre habilidade política, amorais porém influentes, tornaram seu nome um sinónimo de astúcia. Trabalha como funcionário público da República Florentina a partir de 1498. Como chanceler e secretário de Relações Exteriores redige documentos oficiais e viaja em missões ao exterior. Em 1502, passa cinco meses como embaixador com Cesare Borgia, capitão geral da Igreja Católica em Roma e filho do papa Alexandre VI. Estadista sem escrúpulos, Borgia domina o governo papal e usa todos os meios para conquistar novas terras e estender o domínio de sua família na Itália.

Com o fim da República, em 1512, Maquiavel perde os cargos e é exilado. Escreve então sua obra-prima, "O Príncipe" (1513-1516), um manual sobre a arte de governar. Inspira-se no estilo político de Borgia e revela preocupação com o momento histórico da Itália, fragilizada pela falta de unidade nacional, alvo de invasões e intrigas diplomáticas. Rompe com a ética cristã ao defender a adopção de uma moral própria no tratamento dos negócios de Estado. Considera legítimo o uso da violência contra os opositores dos interesses estatais. O maquiavelismo, como termo, tem sido utilizado para descrever os princípios do poder político, a partir da máxima "o fim justifica os meios". Morre na pobreza.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x3
 
Site Meter