Viagens no tempo #1: Bugatti Royale, o mais belo automóvel


35_small.jpg

Houve uma época em que o automóvel não era apenas um meio de transporte. Um passeio de automóvel constituía um prazer incomparável! Havia poucos automóveis e eram todos diferentes, qual deles o mais belo... Como se pensava que mecanicamente já se tinha descoberto tudo (ou quase tudo), todas as atenções dos construtores se concentravam no aperfeiçoamento e no design das suas máquinas. Esta época ocorreu durante o breve período de paz entre as duas grandes guerras e o seu mais genuíno representante foi Bugatti.

Em 1926 Ettore Bugatti está no auge da sua actividade. Os sucessos nas competições acumulam-se e o “patrão” trabalha com uma criatividade extraordinária. Nesse mesmo ano, sete novos modelos vêem a luz do dia! Entre eles o protótipo de um automóvel fora de série, maior, mais potente, mais confortável e mais luxuoso: o tipo 41, mais conhecido como Royale.

Na verdade Bugatti sonhava desde há muito tempo construir um automóvel de um luxo incomparável e este modelo tornou-se o auge dessa ambição. Onze carroçarias diferentes foram concebidas para dois chassis extraordinariamente longos (4,30m e 4,57m) com um motor fabuloso de 12793 cm3 e 8 cilindros em linha e cerca de 300 cv, capaz de rolar a mais de 200 Km/hora!

Todas as características mecânicas que fizeram o sucesso dos anteriores Bugatti se encontram no Royale mas levados a um grau de perfeccionismo verdadeiramente extraordinário. Nenhum órgão, nenhuma peça foi aplicada em estado bruto; tudo foi maquinado, trabalhado e polido à mão. Nunca, nem antes nem depois um automóvel foi executado com tamanho esmero. Nem um tal Rolls Royce... Tudo isto obrigou Bugatti a anunciar um preço sem equivalente que se destinaria a uma clientela verdadeiramente royale!

De todos os Bugatti Royale um alcançou um estatuto mítico: o Coupé de Ville ou Coupé Napoleon. O capot interminável, o tejadilho envidraçado, a tensão entre a linha horizontal e a linha curva do seu flanco, as enormes rodas, os elegantes guarda-lamas... eis aqui aquele que muitos julgam ser o mais belo automóvel de todos os tempos!

 Automoveis Carros Design Bugatti Royale Coupe Ville Napoleon

 Automoveis Carros Design Bugatti Royale Coupe Ville Napoleon

 Automoveis Carros Design Bugatti Royale Coupe Ville Napoleon

 Automoveis Carros Design Bugatti Royale Coupe Ville Napoleon

Mas eu, pessoalmente, prefiro o fabuloso Bugatti Atlantic...

bugatti_atlantic_1_small.jpg

bugatti_atlantic_2_small.jpg


version 2/s/motores// //seven