Pianos Art Déco


piano_follot.jpg Piano em ácer enodado com cordões em amaranto e madrepérola, de Paul Follot

Na época de ouro do design nem os pianos escaparam... É uma combinação interessante, diria mesmo justa da imagem com o som. Os mais belos pianos foram desenhados pelos grandes arquitectos e designers dos anos 20' e 30' utilizando os melhores e mais requintados materiais ao seu dispor. Quem não gostaria de ter um destes em sua casa?

piano_frank.jpg Grande piano com painel central em Galuchat (pele de peixe, geralmente raia ou esqualo), de Jean-Michel Frank

piano_legrain.jpg Piano em vidro e cobre, de Pierre Legrain

piano_ruhlmann.jpg Grande piano executado para a firma Gaveau, por Émile Ruhlmann

piano_de_stijl.jpg Piano holandês, autor desconhecido

E, apesar de eu não gostar muito de revivalismos, devo confessar que este exemplar é notável pelo desenho e pela ironia. O seu autor Alexander Gorlin venceu com esta peça o 1º prémio da edição de 2002 do "Architecture is frozen music". Dizia ele que "quem consegue desenhar um piano consegue desenhar qualquer coisa".

Para a apresentação do piano foi encomendada à compositora contemporânea Anna Bogolyubova uma peça musical que teve em conta o design do instrumento. No seu trabalho, intitulado "Five Sketches", havia um trecho com o sugestivo nome de "Broadway BoogieWoogie", homenagem ao quadro homónimo de Piet Mondriaan...

piano_gorlin_proj1.gif

piano_gorlin_proj2.gif

piano_gorlin.jpg


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/design// //seven