Arthur Schopenhauer


"Ninguém é realmente digno de inveja."

(Arthur Schopenhauer) Filósofo alemão. Nasceu em 22/2/1788, Danzig, atual Gdansk, pertencente à Polónia. Faleceu em 21/9/1860, Frankfurt. Conhecido como filósofo do pessimismo, suas ideias influenciam a doutrina metafísica, a Filosofia existencial e a Psicologia freudiana.

Tornou-se conhecido por sua primorosa prosa e por seu pessimismo. Embora sua filosofia seja ateísta, as religiões orientais, principalmente o antigo hinduísmo e o budismo, exerceram uma profunda influência.

Schopenhauer qualificava a vontade cega como a realidade básica, e buscava o alívio dos sofrimentos através de uma época compassiva e da contemplação de obras de arte. Sua principal obra é O mundo como vontade e como representação (1819-1844), baseia-se na oposição entre a vontade, substrato dos fenómenos, e a representação do mundo na inteligência. Foi educado para uma carreira de negócios, mas voltou-se para a filosofia depois da morte de seu pai, um banqueiro. Criticou Johann Fichte, Friedrich Schelling e Georg Friedrich Hegel. A filosofia de Schopenhauer só se tornou conhecida nos últimos dez anos de sua vida.


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// //obvious magazine