Dois pesos, duas medidas?


janus.jpg

Já ouviram falar de Janus o Deus Romano de dupla face, uma virada para o passado, outra para o futuro? Foi ele que deu origem ao nome do primeiro mês do ano - Janeiro. Lembrei-me dele a propósito de uma notícia que foi publicada no Diário Económico no passado dia 14:

"A Comissão Europeia prepara-se para abrir um processo de infração contra o Estado português por falta de transparência na atribuição da licença de prestador de serviço universal à PT. (...) Bruxelas conclui que a obrigação de designar um operador de telecomunicações que preste serviços nas áreas mais remotas e menos rentáveis (obrigação de serviço universal) não foi feita em respeito pelas regras da UE. Em Novembro de 2002, o Governo português vendeu a rede fixa ao à PT por 365 milhões de euros, sem qualquer consulta ou concurso público".

Quem era à data o Primeiro Ministro de Portugal? E quem é agora o Presidente da Comissão Europeia? Se respondeu José Manuel Durão Barroso acertou em cheio... Ele é o Janus português. Percebe-se porquê.


version 1/s/recortes// //seven