A Economia segundo Astérix #2


asterix_caldeirao_1.jpg

asterix_caldeirao_3.jpg

Lição 2: o dumping dos preços

Em Astérix e o caldeirão há uma série de peripécias vividas pelos heróis que necessitam de encher um caldeirão de sestércios para pagar ao cobrador de impostos romano. Esta situação dá azo a que se percorram os processos mais comuns de ganhar dinheiro: o comércio de bens, a prestação de serviços, o jogo, até o roubo... Muito pedagógico. A dada altura Astérix e Obélix vão à feira vender 14 belos javalis que este último entende não serem tão belos quanto isso. Como não sabem qual a cotação do javali pedem uma ninharia por eles, perante a indignação da concorrência.

Esta técnica, denominada dumping, que é utilizada involuntariamente na venda dos javalis, consiste em baixar os preços de um produto - mesmo com prejuízo próprio - para esmagar a concorrência. Salvo erro foram os japoneses os primeiros a utilizar o dumping para inundar o mercado norte-americano no pós-guerra. Hoje em dia é indiscriminadamente praticado pelas grandes superfícies que, graças à sua capacidade financeira, levam à falência do pequeno comércio incapaz de acompanhar os seus preços.

asterix_caldeirao_2.jpg


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/bd / hq// //seven