A Economia segundo Astérix #4


dominio_deuses_1.jpg

dominio_deuses_2.jpg

Os aumentos salariais

Em princípio a escravatura não é remunerada mas com o auxílio da poção mágica abre-se um canal de negociações... Duplicata, o númida, é a personificação do delegado sindical que tenta conseguir as melhores condições para os seus representados. Se bem que os grandes aumentos salariais tenham alguns impactos nocivos sobretudo nas economias débeis, trazem benefícios importantes que se traduzem - em princípio - no aumento da produtividade (ponto de vista patronal), na melhoria das condições de vida (ponto de vista do assalariado) e na dinamização da economia (ponto de vista do Estado).

dominio_deuses_3.jpg

Esta perspectiva é bem ilustrada nestas duas vinhetas: distribuir muito equivale regra geral a produzir mais. Parece ser um princípio subjacente às grandes economias mas que no nosso país não se aplica. Esta é a maneira de pensar pequeno que durante tantos anos caracterizou o nosso Estado Novo e que, infelizmente, deixou sequelas. Uma lição que não foi retirada de Astérix...


seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
Site Meter