No tempo em que os carros não eram todos iguais #3: o Tucker


 Automoveis Tucker Torpedo Carros Design  Automoveis Tucker Torpedo Carros Design

Em 1948 a indústria automóvel americana apanhou um susto valente: estava prestes a ser comercializado um carro revolucionário por um preço irrisório. O responsável chamava-se Preston Tucker e deu o seu nome ao fabuloso protótipo. Na verdade o Tucker 48 encontrava-se anos-luz à frente de qualquer automóvel da época. Tinha cintos de segurança, motor central traseiro, três faróis dianteiros sendo o central solidário com o movimento das rodas, linhas aerodinâmicas e outras novidades.

A Ford, a Chrisler e a GM não gostaram muito da brincadeira e tudo fizeram para impedir o sucesso desta potencial ameaça. Conseguiram-no, pelo menos em parte. Foram produzidos uns escassos 51 exemplares dos quais hoje apenas restam 47, uns em museus, outros nas mãos de particulares. Francis Coppola realizou em 1988 um filme - Tucker: The Man and His Dream - onde contou toda a história desta fabulosa aventura. As más línguas sustentam que, sendo ele proprietário de 2 modelos, se tratou de uma mera acção de propaganda destinada a valorizar o seu património...

Preston Tucker era um sonhador, um visionário, genial mas incompreendido. Talvez estivesse muito à frente para a sua época. É sintomático que outra das suas invenções fosse um carro de combate muito eficaz que foi rejeitado pelo exército porque andava... depressa demais!

 Automoveis Tucker Torpedo Carros Design  Automoveis Tucker Torpedo Carros Design

Mais sobre Tucker aqui.


version 2/s/motores// //seven