Organização Hierárquica


2005091600 Hierarchy 614 Nodes 623 Edges

O conceito de hierarquia é já bastante antigo, e tem sido a base numa série de tecnologias de sistemas de informação bem como na organização e apresentação da mesma. Os directórios, dominaram a organização da informação desde o primeiro momento em que se começou a falar de Multiplexed Information and Computing Service, há 40 anos atrás.

No entanto, actualmente, algo estranho está a acontecer. A forma hierárquica e supostamente intuitiva de agregar e organizar a informação está a morrer, dando lugar a outro paradigma. A indexação.

Se olharmos para modelos de grande sucesso, como 1) o Directório do Yahoo, 2) o sistema de pastas no nosso correio electrónico e 3) o filesystem do nosso computador, vemos claramente que os modelos são uma estrutura em árvore hierárquica. A resposta a estes três modelos está já a coloca-los completamente em questão, abrindo as portas a novos conceitos e formas de vermos a informação. Vejamos: 1) Google Search - Para quê hierarquias se podemos encontrar mais rapidamente? 2) GMail - Para quê folders se podemos encontrar tudo com uma pesquisa no arquivo? 3) Google desktop - Para quê directórios temáticos se podemos indexar todo o nosso disco?

O cerne destes novos modelos é somente um. Sempre que o utilizador tem que fazer opções na organização da sua própria informação, vai ter que fazer decisões para as classificar na hierarquia. É sabido que irão aparecer situações dúbias que obrigarão o utilizador a organizar a informação de uma forma incoerente e, consequentemente, a informação irá perder-se por estar camuflada num directório inadequado.

As perguntas que ficam são: Porque razão as estruturas em hierarquia nos serviram tão bem por 40 anos? e qual a razão pela qual nos começam a falhar?

Se a estrutura hierárquica está realmente a falhar, será um simples search suficientemente poderoso para organizar toda a informação do planeta?

Vale mesmo apena ler este óptimo artigo sobre a matéria supra: Google's War on Hierarchy, and the Death of Hierarchical Folders.

(Obrigado Carlos)


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/tecnologia// //obvious magazine