Arte: ser ou não ser


 Arte Grafitti Artes

O que é ou não é Arte? perguntava-se aqui há dias. Não há respostas absolutas para isto mas parece-me que uma pequena distinção ajudaria muito a clarificar os espíritos.

A Arte não é beleza. Há, todavia, um conjunto muito grande de coisas que nos rodeiam, sejam naturais ou construídas (não queria dizer artificiais...), que possuem qualidades estéticas: um automóvel, uma roupa, um grafitti, uma pintura, um edifício... E possuem qualidades estéticas precisamente porque mexem com a nossa sensibilidade. Gostamos delas ou não mas isso não faz delas necessariamente Arte.

A Arte pode ou deve incluir-se neste grupo de coisas porque à partida não nos deixa indiferentes. Podemos achar feia uma obra de Arte que isso não vai contra a sua natureza. Daqui se torna claro que o que distingue a Arte de um mero objecto estético é a intenção com que é feita, o "PORQUÊ?" da sua existência. E seja qual for esse porquê terá sempre a ver com a autenticidade do seu autor consigo próprio e com os seus sentimentos para com o mundo e para com as pessoas que o rodeiam.

Nota: não sei se sabem todos aqueles que nunca fizeram grafittis, mas o seu objectivo genuíno é vandalizar. Voilá!


version 4/s/artes e ideias// //seven