Mais rápido que o som - a história do record de velocidade em terra


 Motor Velocidade Record Carros Automoveis Jacto Turbina  Motor Velocidade Record Carros Automoveis Jacto Turbina

A história do recorde do mundo de velocidade em terra merece ser conhecida (falamos de veículos sobre rodas, é claro, e não sobre carris, skis e outras coisas do género). Começou ainda no século XIX com os primeiros automóveis. Curiosamente o motor de explosão não era visto como capaz de proporcionar grandes velocidades pelo que as primeiras tentativas tiveram lugar sobre veículos eléctricos.

O primeiro recorde foi estabelecido em 1898 pelo francês Gaston de Chasseloup-Laubat num veículo baptizado Jeantaud Duc, que atingiu a velocidade vertiginosa de... 63.15 Km/hora! Mas, logo no ano seguinte, o Jamais Contente arrebatou-lho e ultrapassou a barreira dos 100 Km/hora. Só em 1902 os motores de explosão a gasolina se tornam suficientemente eficazes para substituirem os eléctricos e é o americano Vanderbilt que estabelece a marca de 122.44 Km/hora ao volante de automóvel equipado com um destes motores: o Mors Z (a este propósito veja-se a magnífica ilustração aqui publicada anteontem).

 Motor Velocidade Record Carros Automoveis Jacto Turbina

Entretanto os locais utilizados para as provas foram evoluindo: das estradas passou-se para os circuitos, para as praias (sic) até que as velocidades exigiram pistas muito especiais. Inglaterra e Estados Unidos, onde a pista de Salt Lake City se tornou um dos locais mais procurados, acolheram os recordes desde 1924. Ali, máquinas impulsionadas por potentes motores de explosão levaram o recorde até mais de 600 Km/hora.

Foi preciso aguardar pela década de 60' para que os motores de explosão atingissem o seu limite e dessem lugar às turbinas a jacto. O Spirit of America de Craig Breedlove foi o pioneiro e atingiu a velocidade de 657.11 Km/hora. Em 1970 o Blue Flame - literalmente um foguete com 3 rodas! - estabeleceu a marca mágica de 1014.52 Km/hora. Mas foi somente em 1997 que um veículo terrestre provocou um BANG! A proeza pertenceu ao Thrust SSC, um monstro indescritível que alcançou a velocidade prodigiosa de 1223.65 Km/hora - mais rápido que o som!

 Motor Velocidade Record Carros Automoveis Jacto Turbina

 Motor Velocidade Record Carros Automoveis Jacto Turbina

 Motor Velocidade Record Carros Automoveis Jacto Turbina


seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
Site Meter