Medo...


2005110302 Riya

A tecnologia que permite o reconhecimento facial era já algo que se ouvia falar há algum tempo. A grande inovação que, confesso, me deixa com algum receio, é a possibilidade de disponibilização tecnologias complexas e inimagináveis há alguns anos, para o mais comum mortal através dos mais simples dos interfaces, a web (ver Riya).

Preocupante é também o facto da facilidade que actualmente se possui para o cruzamento de dados e co-relação de informação. Era já uma realidade para conteúdos de texto e alguns formatos de hiper-media, mas agora, é também para imagens e obviamente vídeos. Com a actual febre na utilização de serviços do tipo Flickr ou Foto Sapo, começam a perfilar-se poderosas ferramentas de indexação que, se utilizadas de má fé, comprometem claramente o direito à privacidade do mais comum cidadão.

Oportunamente já se falou aqui do Big Google, Google Earth e Google Grid. Esta será mais uma contribuição para a teoria de world domination. Vai uma aposta quanto tempo vai demorar até o Google lançar algo do género?


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/tecnologia// //obvious magazine