Biosphere


2005122700 Ecosphere 22 Ponderemos por instantes o paradoxo da vida na terra. Os recursos necessários para garantir a existência de vida (ar, água e comida) são limitados. Num determinado momento existe na atmosfera oxigénio suficiente para sustentar a respiração de todos os seres vivos por 2000 anos. No entanto, a vida na terra existe há muito mais tempo, não havendo indicações que esta acabe num futuro próximo. Aqui reside o paradoxo: a vida pode ser infinita, mas os recursos que a sustêm são finitos. Tal contradição aparente somente é possível devido ao facto dos recursos estarem constantemente a serem reciclados.

Creio ser do conhecimento de muitos a existência de uma esfera biológica como parte integrante do programa espacial da NASA. Supostamente, esta esfera, ou recinto, tem que estar completamente isolada do ambiente externo e ser auto-sustentável, ou seja, tem que haver um perfeito equilíbrio entre os seres vivos aí existentes.

Uma empreitada destas poderá não ser tão complicado quanto parece. É possível fazer um sistema destes utilizando material caseiro, podendo desta forma aumentar o conhecimento sobre a forma como diversos seres interagem entre si. Um frasco de vidro, algumas plantas, alguns insectos, terra ou água é tudo quanto é necessário. Ficam dois documentos que podem servir de guia para o início de um eco-sistema deste género.

Bio-esfera terrestre Bio-esfera marinha


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// //obvious magazine