As mulheres #1


Uma classificação um pouco singela mas apesar de tudo carinhosa... O desenhador e caricaturista Georges Wolinski traça alguns retratos de mulheres. É um olhar masculino sobre as mulheres mas, embora à primeira vista o possa parecer, Wolinski não é sexista nem os seus retratos escritos e desenhados correspondem a estereótipos. Há perspicácia, tristeza, ternura e muito humor. Algumas subtilezas ficaram pelo caminho da tradução...

 Mulheres Bd Wolinski Humor

As graciosas têm altura mediana. Raramente possuem um corpo perfeito mas sabem valorizar aquilo que ele tem de melhor. São frequentemente louras, usam wonderbra, top's em viscose e seda com colorido degradé, saias transparentes em poliamida e saltos altos. É raro terem pernas compridas. Riem muito mostrando os dentes muito direitos. Também choram frequentemente porque os homens gostam delas como gostam de automóveis - estão sempre a mudar... Não têm uma autoconfiança muito grande. Dançam mal. Casam-se bastante novas com empresários estafados ou comerciantes ricos. Envelhecem depressa. Engordam, exasperam-se, emagrecem. Olhamos para a fotografia delas aos 20 anos e dizemos: "Meu Deus como era bonita!"

 Mulheres Bd Wolinski Humor

No decorrer de uma festa só reparamos nelas depois de todas as louras terem desaparecido. As simpáticas vestem-se como as graciosas mas em tons mais neutros. É fácil meter conversa com elas. Sentadas diante de uma bebida olham-nos calmamente nos olhos enquanto falamos com elas. Escutam com muita atenção. Demoramos algum tempo a perceber que estão um pouco aborrecidas. Não são mulheres fáceis. Costumam casar com ricaços. Dão boas mães e envelhecem bem. Tornam-se mais atrevidas com a idade. Olhamos para a fotografia delas aos 20 anos e dizemos: "Está muito melhor agora!"


version 1/s/bd / hq// @obvious, @obvioushp //seven