Ser original #1

Ah!, meu caro amigo, você não calcula como a originalidade me preocupa. É uma necessidade moral e física de ver outro eu. Eu queria falar como ninguém fala, com palavras que ninguém mais empregasse; vestir-me de outra maneira, viver numa casa como nunca existisse.

Ser original é obsessão de muita gente a começar pelos artistas, a julgar por esta citação de Guilherme de Santa-Rita com quase cem anos... A originalidade foi, de resto, um dos chavões do Modernismo e percebe-se porquê numa época desgastada até aos limites por séculos de receitas académicas. Ser original não é, porém, importante e na realidade os artistas desde sempre se copiaram uns aos outros. Mesmo os modernistas...

 Arte Banhista Ingres  Arte Banhista Renoir  Arte Ingres Man-Ray Fotografia  Arte Witkin Man-Ray Fotografia

Witkin copiou Man Ray que copiou Renoir que por sua vez copiou Ingres que deve também ter copiado alguém... A História está cheia de exemplos destes e é até um jogo interessante procurar "citações" mais ou menos evidentes ou mesmo escondidas. Alguns artistas adoram este jogo e chegam mesmo a viver dele...


seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x2
Site Meter