José Vilhena


Entre os nossos desenhadores há um que se destaca pela sua longevidade e que é, quanto a mim, injustamente desconsiderado: José Vilhena. É um ilustrador, caricaturista e humorista de grande qualidade mas quase sempre foi apelidado de "porco" ou "obsceno". O seu trabalho é mais profundo do que parece a que não é alheio o facto de Vilhena ter estudado Belas Artes (arquitectura) e revela mesmo uma formação bastante sólida nos seus escritos. Abandonou os estudos para começar a colaborar em jornais e revistas de humor. Durante os anos da ditadura escreve e ilustra cerca de 70 livros que lhe provocam numerosos problemas com a censura devido à sua veia satírica política e ao desenho de figuras femininas sensuais e provocantes. Chegou a estar preso por causa disso... Embora alguns livros fossem de sua inteira autoria também fez traduções de obras importantes como os Contos de Guy de Maupassant, Alphonse Allais e até um livro da série Petit Nicolas, traduzido como As broncas do Nicolau.

 Jose Vilhena Livros Desenhos Mulheres

Depois do 25 de Abril as "mais amplas liberdades" abrem-lhe as portas para um humor mais livre (ou libertino) e de carácter sexual cada vez mais explícito. Publica de imediato a revista Gaiola Aberta que teve alguma notoriedade e sucesso de vendas. Posteriormente publica também O Cavaco e o Fala-Barato, entre outras. Se tomarmos em consideração a sua longevidade, a sua coerência, as suas qualidades gráficas e humorísticas e o facto de ter editado quase tudo sozinho talvez entendamos o seu verdadeiro valor. Infelizmente neste país ainda há muito preconceito e puritanismo e estes ofuscam tudo o resto...

Aqui ficam algumas ilustrações que foram capas de livros publicados nos anos '60 e, portanto, objecto de censura. Também um link interessante com bastante material sobre este autor e ainda o site oficial de José Vilhena.

 Jose Vilhena Livros Desenhos Mulheres

 Jose Vilhena Livros Desenhos Mulheres

 Jose Vilhena Livros Desenhos Mulheres  Jose Vilhena Livros Desenhos Mulheres


version 3/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp, eros //seven