World Press Cartoon 2006


Desde a passada sexta feira até ao próximo dia 20 de Maio realiza-se em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval, uma exposição onde se podem ver os melhores cartoons da Imprensa mundial. Os vencedores foram conhecidos na inauguração - uma cerimónia caricatural da entrega dos Óscares - e entre os principais premiados há portugueses, muito justamente, diga-se. Deixamos aqui algumas dos cartoons seleccionados na categoria caricaturas. O resto pode ser apreciado neste link do jornal Público.

060424_ratzinger.jpg 0604024_lennon.jpg

Aqui vemos a caricatura de Bento XVI da autoria do brasileiro Eduardo Batistão, publicada na VEJA Magazine (Brasil) em 28 de Dezembro de 2005. Muito merecido. Ao lado uma caricatura do malogrado John Lennon feita por Dalcio Machado, também brasileiro, que saíu n' Correio Popular (Brasil) em 14 de Dezembro do mesmo ano e que lhe viu ser atribuído o 3º prémio.

060424_berlusconi.jpg

O 2º prémio na categoria coube a André Carrilho, com uma fabulosa caricatura de Berlusconi. O jovem português é actualmente uns dos grandes caricaturistas mundiais. Parabéns!

Um abraço ao amigo João Ribeiro pela lembrança


version 1/s/bd / hq// @obvious, @obvioushp //seven