A história da família Jellinek
Jellinek? Alguém ouviu falar neste nome, ainda por cima ligado aos automóveis? Emil Jellinek era um rico industrial monegasco ao que parece de ascendência húngara. Em 1900 teve a ideia de investir numa tecnologia então emergente - o automóvel - e, para isso, encomendou uma série de veículos tecnologicamente avançados a uma empresa recentemente formada entre Karl Benz e Gotlieb Daimler. O veículo foi baptizado com o nome da formosa filha de Emil Jellinek: Mercedes.
O designer da firma, um tal William Maybach (este nome não vos diz nada?), criou então o primeiro modelo da marca que era de facto tecnologicamente avançado quando saiu, em 1901. Quatro cilindros, 5913 cc, 35 cavalos de potência e era capaz de atingir a velocidade estonteante de 75 km/hora! Recentemente a Mercedes-Benz lançou um veículo de alta tecnologia e sofisticação a que deu o nome de Maybach, prestando assim tributo ao pai do primeiro modelo da marca.
A tecnologia, a segurança e a inovação sempre foram temas caros à marca da estrela de três pontas. A título de curiosidade aqui fica a evolução do logótipo.