O vírus de Scunindar


A história Os círculos do Poder da série Valérian, de Christin e Mézières, tem um argumento interessante e irónico. É uma das minhas favoritas. Curiosamente, apesar de se tratar de ficção científica, a história faz todo o sentido nos dias que correm. No planeta Rubanis existem cinco círculos com actividades e interesses díspares: o 1º círculo é o da indústria pesada; o 2º círculo é o dos negócios; o 3º é o do comércio, dos divertimentos e das artes; o 4º é o dos altos dignatários, os líderes; finalmente o 5º círculo é o que domina todos os outros - O círculo do Poder. As ordens são transmitidas deste círculo através de um estranho aparelho, estranhamente parecido com uma televisão, que propaga o vírus de Scunindar.

 Valerian BD

Além de outras coisas este vírus produz efeitos na cabeça provocando, inclusivamente, a redução do seu tamanho. Os supostos líderes, habitantes do quarto círculo, contraem o vírus porque se sentam frequentemente nestes aparelhos para receberem as suas ordens do verdadeiro poder: o poder da televisão, o Poder da Imagem. Curiosa metáfora...

 Valerian BD

 Valerian BD


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/bd / hq// @obvious, @obvioushp //seven