obvious

in english

Os nomes das marcas dos carros #2

publicado em motores por seven | 18 comentários

 Automoveis Marcas Logotipos Nomes Carros Logos

Há muitas marcas de automóveis cujos nomes são meras siglas que acabaram por se substituir à designação original. É o caso da DAF, muito mais fácil de pronunciar do que o original holandês: van Doorne Aanhangwagen Fabriek... O mesmo sucede com a BMW - sigla de Bayrische Motorenwerke - ou com a BMC - British Motor Corporation. Também não vos deve ser totalmente estranho o nome Fabrica Italiana Automobili Torino, cuja sigla é FIAT, embora poucos saibam que a SAAB (que inicialmente se dedicava à aeronáutica) é na realidade a Svenska Aeroplanaktiebolaget.

Também nos é difícil aceitar que a ex-DKW seja a Dampfkraftwagen (carro de motor a vapor), quando todos julgávamos que queria dizer Das kleine Wunder (a pequena maravilha) ou mesmo Des Knaben Wunch (o desejo dos rapazes). O alemão é uma língua traiçoeira. Mesmo assim toda a gente sabe que Volkswagen quer dizer "o carro do povo"...

Todavia existem algumas siglas muito mais rebuscadas e subtis. O famosíssimo Trabant, produzido na ex-Alemanha de Leste, é uma homenagem ao primeiro satélite espacial, o Sputnik - significa "satélite" em alemão. Se ficarmos pela Alemanha temos ainda o saudoso NSU (Neckarsulmer Fahrradwerke A.G), que inicialmente fabricava bicicletas, e a AUDi que seria a designação latina do nome de família de August Horch. Também Volvo, por exemplo, significa em latim "andando". Estes romanos são loucos!

Os franceses, como não podia deixar de ser, não quiseram ficar para trás e criaram a Simca - Société Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile. Igualmente terrível... A Inglaterra, sempre atenta ao que se passa no Continente, pôs no mercado a MG porque os seus carros eram fabricados nas Morris Garage's. Os italianos ripostaram com a rebuscadíssima Alfa Romeu, originalmente a Anonima Lombarda Fabbrica Automobili a que se juntou o apelido do seu futuro dono Nicola Romeu.

Mas verdadeiramente originais são os japoneses. Se começarmos pelo extinto Datsun (actual Nissan) veremos que as três primeiras letras das palavra provém das iniciais dos construtores: K. Den, R. Aoyama e A. Takeuchi. Apenas o primeiro modelo da marca se chamou DAT; aos posteriores acrescentou-se SUN, significando "filho de ou nascido de". Mitsubishi em japonês significa "três diamantes", precisamente o logótipo da marca. Por fim as estrelas da Subaru também não aparecem por acaso, pois essa é a designação japonesa da constelação de Plêiades.

seven
Sobre o autor: seven, Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Saiba como fazer parte da obvious.

na rede cultura

2leep.com saiba como pertencer à rede cultura

18 comentários

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

Engenhokas

Esqueceram-se dos nossos UMM - Uniao Metalico Metalurgica?

Anonimo

super bkn las marcas de auto mi hermano dise que
agan autos mas bkn de lo que son

diego

son muy chantas agueonau

joao eudes

o carro foi uma das melhores criacoes do homen,mas esta causando problemas a atmosfera

paulo

bue de fixe.
para quando um site com todos os logotipos?
continuem

Regina Pinheiro

Boa tarde!
Amei a idéia de saber a origem das marcas de todos eles.
Gostaria que divulgassem um pouco mais a respeito de cada modelo de cada marca, uff são muitos hein, mas eu acho que seria interessante sabermos os modelos sua origem enfim. Por exemplo abrahm lincoln, nunca mais ouvir se quer falar no nome desse carro, convenhamos que ele é show de bola hein!?!?
Nunca vi um site como esse, achei ótimo, tudo muito bem interessante!
Muito obrigada pelo seu trabalho!

leonardo barros

vcs esqueceram de marcas que são:
1.toyota
2.chevolet

EU TENHO UM NISSAN

que maquinas

FFurriel

Algu´´em sabe a marca do carro tipo SUV que aparece no " Anjos e Demonios ", onde um policial leva sempre o artista principal ??????

gabriel

A Banda UnderGround tem um carro da Ferrari,..é meu sonho ter 1 igual ao deles!!!

nao presicas de saber

alguem sabe de uma marca de carro que comece pela letra E ?

kairus 100% ronaldo

carros esportes é o meu tipo; eu sou fanatico por eles !

italo

poxa,gostei ,gosto muito de carros esportivos que pena que eu ainda sóu de menor e não posso dirigir......

Dieguito

Pena que nao tenha o H3T ai! As SUV's tem que ter os lugares.

eliane

BOA TARDE!!!!!!!!!!!!!!!!!
Adorei a forma explicada em q vcs falam sobre os carros sim concordo c tds eles sao umas maquinas maravilhosa q o homem criou q infelismente tenho q confessar uns naum tem realmente noçao de como as ultilizar para o bem e acabam com uma fama q deveria ser para o bem.MAS leia naum vou generalizar pq afinal existem coisas ruins no meio\ as coisas boas por enquanto so tenho a agradecer a vcs ou a vc por passar um pouquinho do seu ou seus grandes conhecimentos e q cont. nos ensinando pq certa feita ouvi o saber e a arte de se ouvir tank very much kiss


Desde já engrandeço sua atitude inovadora pelo site. E vos confesso que alguns amigos meus e eu somos viciados em adedonha com nomes, marcas e modelos de carros ha muito tempo. Pois sou administrador e tenho algumas ideias para a expansão e entreterimento desse site.
Sem mais para o momento, votos de elevada estima e destinta consideração ao criador desse site.

Adm. Dheyms de Souza

brunofelipe

so uma pesgunta eu fiz nao fiz uma responta se pesgunta fosse responta ia ser dificil

Site Meter site statistics