Os nomes das marcas dos carros #2



 Automoveis Marcas Logotipos Nomes Carros Logos

Há muitas marcas de automóveis cujos nomes são meras siglas que acabaram por se substituir à designação original. É o caso da DAF, muito mais fácil de pronunciar do que o original holandês: van Doorne Aanhangwagen Fabriek... O mesmo sucede com a BMW - sigla de Bayrische Motorenwerke - ou com a BMC - British Motor Corporation. Também não vos deve ser totalmente estranho o nome Fabrica Italiana Automobili Torino, cuja sigla é FIAT, embora poucos saibam que a SAAB (que inicialmente se dedicava à aeronáutica) é na realidade a Svenska Aeroplanaktiebolaget.

Também nos é difícil aceitar que a ex-DKW seja a Dampfkraftwagen (carro de motor a vapor), quando todos julgávamos que queria dizer Das kleine Wunder (a pequena maravilha) ou mesmo Des Knaben Wunch (o desejo dos rapazes). O alemão é uma língua traiçoeira. Mesmo assim toda a gente sabe que Volkswagen quer dizer "o carro do povo"...

Todavia existem algumas siglas muito mais rebuscadas e subtis. O famosíssimo Trabant, produzido na ex-Alemanha de Leste, é uma homenagem ao primeiro satélite espacial, o Sputnik - significa "satélite" em alemão. Se ficarmos pela Alemanha temos ainda o saudoso NSU (Neckarsulmer Fahrradwerke A.G), que inicialmente fabricava bicicletas, e a AUDi que seria a designação latina do nome de família de August Horch. Também Volvo, por exemplo, significa em latim "andando". Estes romanos são loucos!

Os franceses, como não podia deixar de ser, não quiseram ficar para trás e criaram a Simca - Société Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile. Igualmente terrível... A Inglaterra, sempre atenta ao que se passa no Continente, pôs no mercado a MG porque os seus carros eram fabricados nas Morris Garage's. Os italianos ripostaram com a rebuscadíssima Alfa Romeu, originalmente a Anonima Lombarda Fabbrica Automobili a que se juntou o apelido do seu futuro dono Nicola Romeu.

Mas verdadeiramente originais são os japoneses. Se começarmos pelo extinto Datsun (actual Nissan) veremos que as três primeiras letras das palavra provém das iniciais dos construtores: K. Den, R. Aoyama e A. Takeuchi. Apenas o primeiro modelo da marca se chamou DAT; aos posteriores acrescentou-se SUN, significando "filho de ou nascido de". Mitsubishi em japonês significa "três diamantes", precisamente o logótipo da marca. Por fim as estrelas da Subaru também não aparecem por acaso, pois essa é a designação japonesa da constelação de Plêiades.

seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v20/s
 
Site Meter