Os nomes das marcas dos carros #1



 Automoveis Marcas Logotipos Nomes Carros Logos

Podem achar que tenho a paranóia dos nomes mas de facto há alguns nomes que me fascinam e, quando assim é, procuro saber mais sobre eles . As marcas dos automóveis, por exemplo. Já alguma vez se lembraram de onde vêm aquelas designações? A maior parte provém do nome do seu fundador, evidentemente: Louis Renault, Enzo Ferrari, Henry Ford, André Citroen, Vicenzo Lancia, Adam Opel, Ferdinand Porsche, etc. Estes são pacíficos.

Outros há, com a mesma origem, um pouco mais difíceis de descortinar, como é o caso da Mercedes-Benz de que já aqui falei. Rolls-Royce, por exemplo, é um caso semelhante e resulta da aliança entre Lord Charles Stewart Rolls e Sir Frederick Henry Royce. Cadillac também provém de um nome de uma pessoa, neste caso Antoine de la Mothe Cadillac, primeiro Mayor de Detroit, tal como Oldsmobile, marca fundada por Ransom Eli Olds. Também a marca Aston Martin é criada através da concatenação do nome de uma prova (Aston Clinton) com o de um construtor (Lionel Martin).

Muitas marcas ainda devem a sua denominação a origens mais remotas e subtis. Tatra refere-se a uma montanha na Eslováquia; Yugo provém de Yugoslávia; Rover (que em inglês quer dizer vagabundo) pretende qualificar o carácter do automóvel, o mesmo sucedendo com Jaguar; Vauxhall tem como referência os jardins Vauxhall, em Inglaterra (?); Pontiac deriva de uma cidade americana cujo nome era o de um chefe índio; Scania é a designação latina da província sueca de Skåne...

O próprio nome carro é um diminutivo de carroça (em inglês carr provém de carriage). Mas há mais: aqueles cujos nomes são siglas. Fica para amanhã...

seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v26/s
 
Site Meter