As profissões: o professor #1


O tema tem estado na moda - está sempre na moda! Os professores são sempre os bodes expiatórios culpados pela degeneração e falta de cultura das gerações mais novas deste país. Não há Poder que se preze que não introduza reformas no ensino, quase sempre superficiais, mas que obrigam os professores a adaptar-se, fazendo por vezes autênticos golpes de rins. Como, desde a Antiguidade, esse cargo era desempenhado por escravos poderemos concluir que nada de substancial mudou desde então na profissão onde, como em todas, há os bons, os maus e os assim-assim.

Não é disso que desejo falar agora, não dos professores de hoje, mas dos professores que tivemos, que estimámos, odiámos ou apenas gozámos indecentemente. São estereótipos intemporais que persistem e persistirão fatalmente. Quem não se lembra deles pelas mais diversas razões? Socorri-me da ajuda de dois dos meus ídolos habituais, Goscinny e Gotlib, que caracterizaram perfeitamente os diversos tipos de profs - sobretudo os que são mais populares.

 Profissoes Professor Humor BD

O prof. que tem um tique tem a popularidade garantida entre os seus alunos, tanto mais porque podem imitá-lo. Imaginemos que tem a mania de coçar o nariz com a esferográfica, por exemplo. Um tique de linguagem também é interessante porque, para além de divertir os alunos, permite arranjar-lhe uma boa alcunha...

060622_prof-caricatura.jpg

Também um rosto professoral, digamos, com muito carácter, fará a alegria dos alunos, mesmo os menos dotados para o desenho. O professor, por seu lado, também se pode divertir a classificar as obras de arte que o tornam popular.

060622_prof-aderecos.jpg

Os alunos em geral também admiram muito os profs que trazem para as aulas toda a espécie de adereços para ilustrar a matéria que estão a dar...

060622_prof-quadro.jpg

Às vezes é preciso bem pouco para se tornar popular. Fazer linhas direitas ou circunferências perfeitas, por exemplo. Este dom artístico é muito apreciado. Outro dom, bastante popular embora perigoso, é o da dupla visão: impresssiona enormemente os alunos!


version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //seven