Humor judaico #1



060617_judeus.jpg

O humor judaico trasborda de ironia. Nem Deus escapa a essa mordacidade, nem os sábios, os rabinos, os professores, os poderosos deste mundo... Encontramos perfeitas demonstrações desse humor por todo o lado e, em especial, no cinema e no espectáculo, com nomes como Woody Allen, Milton Berle, Mel Brooks, Eddie Cantor, Zero Mostel, Gene Wilder, Walter Matthau, Danny Kaye, Jerry Lewis e, evidentemente, os irmãos Marx.

Até mesmo Franz Kafka mostrou esse sentido humorístico para além dos seus livros, em histórias verídicas com esta:

Kafka vai passar férias a um hotel e, ao preencher a folha de registos, o gerente diz-lhe: "o seu nome é-me familiar". "Impossível - diz Kafka - é a primeira vez que cá venho". Dirige-se para o quarto e acaba de se deitar quando alguém bate à porta. É novamente o gerente do hotel. "Desculpe-me insistir, mas acho que o senhor é um escritor famoso". Kafka responde: "E depois"? "E depois? O senhor mudou a minha vida ao ler A Metamorfose". "Leu-a? replicou Kafka. Onde a encontrou"? "Comprei-a". Kafka gritou: "Não!... Então foi você?

(Juca Chaves, também ele humorista judeu, conta esta mesma história adaptando-a a uma escritora desconhecida).

Versão Hollywood da fuga do Egipto: Moisés, conduzindo o seu povo, através do deserto, chega ao Mar Vermelho, estala os dedos e exclama: "Manny!" O responsável da publicidade vem a correr: "Diz, senhor?" "Os barcos para atravessar o Mar Vermelho?" (breve pausa) "Oh, gaita! Com toda esta confusão esqueci-me..." Moisés explodiu: "Tu esqueceste-te dos barcos, minha besta? Os egípcios devem estar aqui de um momento para o outro... E agora o que é que eu faço? Peço a Deus que separe as águas para todos os judeus passarem e depois afogue os egípcios???" "Meu! Faz isso e eu consigo-te duas páginas no Velho Testamento!"



seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v1/sHumor,Judeus,Kafka,Moises,recortes
Site Meter